O Windows 8 já está disponível e, pelo o que sabemos até agora, não há dúvidas que ele deve impactar o mercado de notebooks. No começo deste ano, a Conferência Internacional e o Show Expo de Tecnologia em Las Vegas mostraram como a computação pessoal está em mudança.

Tecnologia de Toque

Com o aumento da popularidade dos smartphones e tablets com tecnologias touch (sensível ao toque), parece natural que os fabricantes de computadores busquem maneiras de incorporar esta tecnologia aos notebooks. Como exibido na conferência em Las Vegas, os novos notebooks devem possuir tecnologia touch, permitindo mais funções aos consumidores. Você poderá abrir aplicativos com um simples toque na tela do notebook, jogar jogos interativos, abrir documentos facilmente e baixar aplicativos como você faz com seus outros dispositivos.

Tablet ou Notebook?

Já é muito comum hoje em dia ter tando um tablet quanto um notebook. Todos os dias você tem que decidir entre um ou outro, se esse é o seu caso. Às vezes, você tem que levar ambos por suas funções distintas. Talvez, você adore a operação simples do tablet, mas deseja que ele possua habilidades computacionais mais sofisticadas. Seu notebook é excelente, mas você não pode utilizar ele para alternar recursos rapidamente ou criar peças artísticas com seus dedos. Ao invés de comprar dois dispositivos individuais, as empresas de computadores irão proporcionar aos notebooks a habilidade de atuar também como um tablet.
lgwindows8
Alguns destes modelos híbridos foram exibidos na Expo em Las Vegas e eles são impressionantes. Com o lançamento do Windows 8, estes novos notebooks possibilitam a mudança na disposição do monitor, deixando o dispositivo plano, assim como seu tablet. Quando você deseja utilizar um teclado físico e um mouse, tudo o que você necessita fazer é alternar a posição do monitor para obter novamente o seu computador pessoal. Ainda é muito cedo para estimar a popularidade que estes dispositivos irão alcançar, mas sem dúvida os amantes da computação irão esperar na fila de lançamento quando estes produtos chegarem ao mercado. Um exemplo que temos, atualmente, é o Microsoft Surface.

Telas Touch

As telas de toque costumam ser exclusivas em modelos com preços altos, porém o lançamento do Windows 8 está trazendo combustível para o desenvolvimento das telas touch ao mercado mais popular. Estes novos notebooks parecem abrir as portas para a computação pelo toque, ao invés de teclado, e ao que tudo indica estes serão menos utilizados uma vez que os consumidores abracem a ideia de interagir apenas com as telas.

Impacto futuro

Até a maturidade do Windows 8, a aceitação dos consumidores a estas mudanças é algo a ser observado. Alguns críticos se mantêm céticos citando questões como a remoção do botão Iniciar e gráficos que não devem suportar todos os jogos. Uma coisa é certa, o Windows 8 vai modificar a maneira pela qual as pessoas interagem com seus notebooks.

Perfil do autor

Brian Jensen trabalha para a Dell e tem paixão em aprender e escrever sobre tudo relacionado à tecnologia. Em seu tempo livre ele gosta de viajar, cozinhar e passar o tempo com sua família. Ele está atualmente pesquisando mais sobre notebooks e desktops, para saber mais clique aqui.