Você quer criar um blog e não sabe por onde começar? Antes de mais nada, você precisa escolher uma plataforma para rodar o seu blog. Vou facilitar: WordPress. Há inúmeras outras opções, como Blogger, Tumblr, Flogão (?)... WordPress é de longe a melhor. Atualmente, um em cada seis sites rodam WordPress. Ou seja, eles devem estar fazendo algo certo.

Além disso, você vai se deparar com outra questão: devo usar wordpress.com ou wordpress.org? Se você quer escrever sem se preocupar com questões como hospedagem, desenvolvimento, segurança e gastos adicionais, use wordpress.com. Agora, se você deseja controle total sobre o seu blog, use wordpress.org. Esse controle é ótimo, mas exige que você se vire com domínio, hospedagem e cuidados relativos a segurança do blog. Abaixo, confira as principais diferenças entre as duas plataformas.

WordPress.org é a versão open-source do software de wordpress.com. Como mencionado acima, isso propicia uma liberdade que você não tem no primeiro, o que tem suas vantagens e desvantagens. Enquanto você pode instalar o plugin e o tema que você quiser no wordpress.org, é preciso também atentar para a questão da segurança. Se o plugin tiver um código malicioso escondido, você terá uma enorme dor de cabeça. No wordpress.com ele sequer seria instalado, pois a plataforma "mata" sua autonomia em nome da segurança.

Há também a questão do tráfego e dos gastos adicionais. Claro, você pode pagar uma hospedagem "mais ou menos" para o seu blog em wordpress.org,isso não deve custar muito. Porém, se o blog começa a ganhar visibilidade, a hospedagem não vai dar conta do recado. De qualquer forma, você vai gastar. No wordpress.com, você pode manter um blog sem nunca desembolsar um centavo. A hospedagem é baseada em servidores na nuvem, ou seja, você pode receber milhões de visitas por dia sem se preocupar com a estabilidade do servidor.

Além disso, algumas pessoas podem ter uma percepção diferenciada de um blog hospedado em WordPress.org. Por estar em uma plataforma livre, ele pode passar maior credibilidade ao leitor.

Agora que você conhece as principais vantagens e desvantagens entre as plataformas, depende de você. Caso você não tenha experiência com desenvolvimento para web, um blog em wordpress.org vai exigir horas e horas de estudo e muitas buscas no Google. WordPress.com permite que você foque exclusivamente na produção de textos, embora também seja possível aprofundar sua experiência com a plataforma.

Imagem | Phil Oakley