SpotifySemana passada o Spotify chegou aos Estados Unidos, até então ele só funcionava na Europa. Eu sei que a introdução desse post ainda não está muito clara, vou lhes explicar o que é Spotify, o que ele faz, como é que faz pra ter um e se ele é mesmo legal e se você precisa dele.

Então vamos lá, Spotify é um serviço semelhante ao iTunes, música na nuvem, de graça no computador, com milhares de artistas, infelizmente poucos brasileiros, mas há os mais populares por lá, até mesmo Mr. Catra, veja só. São mais de 15 milhões de faixas para você escutar, é muita coisa.

Ele é grátis, porém, tem várias limitações na versão free, você terá que ouvir alguns comerciais, tem publicidade, mas o acesso as músicas é o mesmo, você não pode integrá-lo ao seu Android ou iOS, é música na nuvem apenas no computador, fora dele, não tem nada disso. Aí você tem que pagar para ter todas as vantagens, tem a versão Unlimited, que custa US$ 4,99 por mês, aí você terá streaming ilimitado e não terá anúncios e a versão Premium que possibilita você de usá-lo no Android e ter um modo offline, algo como os downloads das músicas.

Eu quero! Como faz?

Mas Alê, ele é só para os Estados Unidos, como faz para eu acessar aqui no Brasil? Fácil, amigo(a), lá no Gizmodo tem um método bem fácil de conseguir usá-lo, vou explicar de forma muito simples aqui, você se registra no Klout (assim terá o invitation code, necessário para o registro) e quando vier o link para colocar o código você poe ele no Hide My Ass e se registra, como você fosse de outro país. Depois disso é só completar o cadastro, baixar o software e escutar suas músicas.

Tá, mas eu quero ser Premium também, como eu faço? Ainda não tem nenhum método para usar cartões internacionais, PayPal e outros serviços, pelo o que eu li a única maneira é você comprando um "gift card" pelo eBay... Mas pode ser que você consiga adquirir um Premium com Paypal, eu não entendi direito essa parte ainda.

Premium e Free

Eu testei tanto a versão Free quanto a versão Premium. Logo na versão Free comecei escutando várias bandas (SOAD, The Strokes, Rammstein, entre outras), todas com todos os seus álbuns e todas as músicas disponíveis, de vez em quando era interrompido ao final da música por um anúncio, não incomoda tanto, mas é chato. O Spotify funciona como player de música normal. O mais legal é que você pode integrar seu Facebook e Last.fm, tudo numa boa e funciona perfeito. As músicas não travam nenhuma vez no Stream, tudo perfeito. Ainda posso fazer playlists e muito mais.

No Premium é tudo muito melhor, sério, o que já parecia perfeito fica ainda melhor. Sem interrupções, você pode escutar no smartphone, eu testei, tudo perfeito. Além disso dá para fazer os modos offline que é muito bom também e tudo mais. São 10 dólares por mês (ou mais, no eBay os caras metem a faca) por algo muito bom, eu diria até indispensável na minha vida. É um tipo de serviço que sempre gostaria de testar. Usem, sem moderação e eu torço muito para isso chegar ao Brasil com formas facilitadas de pagamento.