Quando falamos sobre aplicações para anotações, logo pensamos no Evernote, que se tornou o mais completo software para esse tipo de função. Ele possui compatibilidade com todos os sistemas operacionais e tem uma porção de funções, até fechou uma parceria com a Moleskine e comprou o Skitch.

Porém, recentemente descobri uma alternativa e o abandonei, o Evernote apesar de parecer mais completo, tem função demais e normalmente eu quero fazer uma anotação e pronto, nada mais do que isso. Não quero mudar a fonte, destacar alguma parte do texto ou adicionar uma imagem, só quero minha anotação sincronizada em todos os dispositivos da forma mais simples possível.

Agora eu uso o SimpleNote e desde que me registrei, passei a anotar muito mais coisas por justamente estar mais fácil e simples. Ele também está disponível para todas as plataformas e é muito mais leve que o Evernote, o que torna as anotações muito mais rápidas de serem feitas.

Adianto que para quem quer fazer anotações mais elaboradas, adicionar imagens e ter mais recursos disponíveis o Evernote é de longe o melhor serviço para se fazer isso. Mas se você quer apenas abrir o aplicativo e fazer uma anotação, o SimpleNote é a melhor alternativa.

Ele não possui botão para salvar ou fazer "sync", ele sincroniza automaticamente com os outros dispositivos, e justamente por não permitir nada mais do que as palavras que você escrever, faz a sincronização mais rápido.

Dá para adicionar tags às suas anotações para organizá-las melhor e ainda fixar uma anotação específica ao topo da lista. Se você quiser compartilhar uma nota, tudo bem, vá em frente, ele oferece essa opção também. Você pode ainda consultar as versões mais antigas de uma nota, caso queira desfazer uma alteração.

Ainda não existem aplicativos oficiais do SimpleNote para Mac ou Windows, mas há algumas alternativas de terceiros que o próprio serviço recomenda em sua página de downloads, ainda assim eu prefiro fazer as minhas notas pela versão web, evita ter que abrir mais um programa no computador e eu deixo a aba dele aberta o tempo todo para quando eu quiser anotar algo.

Existe uma versão paga que adiciona algumas funções, custa apenas 20 dólares por ano e oferece acesso ilimitado em apps de terceiros, salva 30 versões de uma mesma nota (10 versões são salvas na versão free), permite criar notas via e-mail, editar notas em forma de lista no iOS, sincronizar com o Dropbox e ainda desativa a publicidade (que na versão free não chega a ser intrusiva).

Tenho procurado por mais serviços desse tipo, que reduz as funções para permitir o usuário executar as tarefas com mais eficiência, eu adorava o Evernote, mas o SimpleNote me ajudou a manter minhas notas mais organizadas.