Você já deve ter percebido essa mudança em suas conversas, ao mandar ou receber um link no MSN você não consegue clicar nele, tem que copiar e colar em seu navegador caso queira visitar a URL recebida. Mas, por que isso? A Microsoft desativou a exibição de links no Windows Live Messenger 2009 na tentativa de frear a disseminação de um malware.

Em seu blog oficial, a Microsoft explica que o worm vem se espalhando pelas “maiores redes sociais e comunicadores instantâneos”, é um link que quando aberto faz o download de um malware no computador do usuário que, por sua vez, repete o processo enviando novas mensagens aos outros contatos.

“Normalmente, quando o Messenger vê um endereço web em uma conversa, ele o transforma em um hiperlink que, quando clicado, automaticamente abre no navegador. Esse recurso facilita a instalação do worm sem o consentimento do usuário”, explica o blog da Microsoft. O pessoal de lá afirma estar trabalhando em conjunto com a especialistas da indústria e recorrendo ao aúxílio da lei para interromper a atividade criminosa.

Essa mudança só afetou os usuários das versões anteriores a versão 2011, então não é um bug, é uma segurança para os usuários.