Se você é apaixonado por música, provavelmente já ouviu falar dos arquivos com extensão .flac. Mas você sabe o que é? FLAC (Free Lossless Audio Codec [Codec de Áudio Livre Sem Perdas]) é uma compressão de arquivos de mídia sem perda de dados criado pela XiphOrg, uma empresa sem fins lucrativos, dedicada a proteger as fundações multimídia da internet do controle de interesses privados e a desenvolver softwares grátis e de acesso público.

Josh Coalson, principal criador do FLAC, utilizou o algorítimo Golomb-Rice para conseguir realizar a tarefa de comprimir os arquivos em até 50% sem perder nenhum dado, ou seja, a qualidade do arquivo comprimido em .flac é a mesma do arquivo original feito pela gravadora, em um tamanho consideravelmente menor. Por esse motivo o FLAC é bem mais interessante que o seu principal concorrente, o MP3, que apesar de comprimir os arquivos em até 90%, há uma perda na qualidade do áudio. E a diferença de qualidade é bem nítida.

É um avanço interessante para os arquivos multimídia, prometendo um futuro com muito mais conforto e qualidade ao ouvir alguma música. É importante lembrar que, para desfrutar totalmente da qualidade do FLAC, é necessário um Headphone de qualidade ou uma caixa de som com subwoofer. Mas nada nos impede de ouvir em qualquer dispositivo com uma qualidade inferior.