O serviço de navegação desenvolvido pela Nokia, chamado Nokia Maps, inicialmente foi feito com exclusividade para os smartphones da gigante finlandesa. Mas atualmente a empresa reconsiderou essa decisão inicial e decidiu portar o serviço para seus principais concorrentes: Android e iOS. Usuários de ambos os sistemas vão poder utilizar uma versão em HTML 5 do Nokia Maps, através dos seus respectivos navegadores.

Pode até parecer que não, mas faz muito mais sentido para a Nokia portar uma tecnologia exclusiva para os seus principais concorrentes. Android e iOS atualmente dominam no cenário de sistemas operacionais móveis atual, enquanto o defasado Symbian possui uma fatia de mercado consideravelmente menor... Ou seja, portando o serviço para seus concorrentes, a Nokia está tentando ganhar outros mercados.

Além do suporte ao HTML 5, o Nokia Maps, que saiu hoje da versão beta, trouxe uma série de novas funcionalidades. O serviço oferece quatro tipos de visualizações diferentes: Mapa, satélite e, dependendo da disponibilidade na região, trânsito e transporte público em tempo real. O Maps também é capaz de traçar rotas para pedestres e motoristas.

Sem dúvidas um dos melhores recursos é o modo offline, esse modo permite ao usuário baixar os mapas, que julgar necessários, para posterior visualização sem utilizar conexão com a internet. Recurso útil para usuários de iPhone, cuja solução de navegação integrada – Google Maps – funciona apenas conectado na internet.

Informações | Android Community