Google Street View vai ganhar uma versão subaquática

seaview Google Street View vai ganhar uma versão subaquática

Certamente muitos de vocês já conhecem o Google Street View, um serviço integrado ao Maps que oferece a visão panorâmica das ruas de diversas cidades ao redor do mundo. Agora, em parceria com a Universidade de Queensland e a Catlin Group, o gigante da internet vai levar o seu serviço de imagens panorâmicas para debaixo da água.

Inicialmente o projeto, nomeado de Catlin Seaview Survey, irá oferecer um tour panorâmico pela grande barreira de corais da Austrália, mas estima-se que outro recife na Bermuda também vai fazer parte do serviço em breve. O objetivo dessa iniciativa é transmitir informações sobre o estado dos recifes através dessas pesquisas subaquáticas e, naturalmente, nos oferecer um pequeno vislumbre dessas belezas naturais.

Enquanto o Google utiliza carros equipados com câmera na parte superior para capturar imagens das ruas, as imagens subaquáticas serão capturadas por uma câmera de 360 graus em um mergulhador motorizado nas partes rasas e em profundidades maiores a empresa vai utilizar submarinos robóticos.

Por enquanto é possível acompanhar algumas poucas pesquisas no site seaview.org, mas o projeto começa efetivamente em setembro. Também há planos de oferecer o tour em vídeos, que serão postados em um canal do YouTube criado pelo próprio Google.

Mais sobre:  , , ,

Autor: 23-02-2012 Em Web e Serviços
Ciências e Tecnologia