O Google anunciou hoje a sua esperada (e demorada) resposta a iTunes Store: Google Play. A iniciativa vai integrar aplicativos, jogos, filmes, músicas e livros. Isso significa que, a partir de agora, os usuários de Android terão todo o conteúdo disponibilizado pelo Google centralizado em um único serviço. Ou seja, não será mais necessário sair do Android Market para comprar uma música ou livro, assim como já acontece no iTunes.

O maior problema é: Infelizmente, o Google não foca tanto no mercado brasileiro. Sim, os brasileiros irão ter acesso a todas as funcionalidades do Google Play, porém ainda não poderão baixar músicas, filmes e livros, conteúdo que o gigante ainda não oferece em território nacional. Algo que pode mudar em breve também, afinal faz pouco tempo que a Apple liberou esse tipo de conteúdo no Brasil com a criança da versão brasileira da sua loja virtual.

Vale destacar que o novo serviço vai contar com armazenamento de conteúdo na nuvem. Isso quer dizer que todo o conteúdo adquirido em um tablet ou smartphone com Android será acessível em um computador e vice-versa, o usuário não precisará se preocupar em armazená-lo porque o Google fará isso por ele.

Ah, é importante lembrar que em comemoração ao lançamento do serviço a empresa está oferecendo diversos produtos com descontos em suas lojas virtuais. No caso, aproveite porque a Android Market está oferecendo diversos aplicativos com desconto e vá as compras, pois infelizmente os demais conteúdos ainda não são acessíveis no país. :(