Google-Dictionary2Um dos motivos pelo qual uso o Chrome como meu navegador padrão é a infinidade de extensões úteis que ele possui. Recentemente desativei várias que eu não usava com tanta frequência para agilizar a inicialização do browser e também no consumo de memória, que infelizmente é altíssimo, único problema que tenho com ele é justamente esse.

E uma extensão que descobri recentemente e que passou a ser uma das que eu mais uso é o Google Dictionary, com ele podemos consultar as definições de palavras instantaneamente. Selecionando a palavra e clicando no ícone da extensão na barra do navegador aparecem uma ou várias definições para ela ou podemos configurar um atalho para exibir um pop-up direto na página com apenas uma definição.

Bacana é que além das definições ele apresenta referências para você ler mais sobre, por exemplo, ao selecionar a palavra "aplicativos" a extensão exibe a definição dada pela Wikipédia e então o link para o artigo na enciclopédia, logo abaixo ele apresenta a definição do Wikitionary, e assim por diante. Foram pouquíssimas as palavras que ele não encontrou definição alguma.

Várias línguas são suportadas incluindo o chinês, língua tcheca, neerlandês, inglês, francês, alemão, italiano, coreano, russo e também o português. Depois de instalarem, não esqueçam de ir nas configurações da extensão e selecionar o português.

O Google Dictionary também funciona como um Google Translate (!), ao pedir a definição de uma palavra em inglês ele oferece a definição em português e ainda permite ouvir a pronúncia correta. Uma das extensão mais úteis que encontrei nos últimos dias, além disso, é sempre bom para melhorar seu vocabulário, recomendo fortemente.

Chrome Store | Google Dictionary