analytics-realtime-heroO Google Analytics é sem dúvida nenhuma o melhor serviço para se monitorar os acessos e dados desse tipo de um site, blog ou seja lá o que for, ele é o mais confiável e que baseado em testes não só meus, mas como de muitos e muitos blogueiros é também o mais preciso, mesmo que haja algumas falhas.

Hoje, o pessoal do Google adicionou, finalmente, algo que já precisávamos faz tempo: estatísticas em tempo real. Agora será possível ver as visitas em tempo real e também os usuários online naquele momento. Isso é bem útil para monitorar picos de visitação, quando se tem algum link do Twitter e coisas do tipo.

A empresa adotou há pouco tempo novos layouts para o Adsense e para o Analytics, agora como forma de "forçar" o usuário a usar a nova interface, só será disponibilizados os dados em tempo real quando visualizarmos no novo Analytics. Por enquanto não está liberado para todos, mas você pode requisitar a função por meio deste formulário.

Essa não foi a única novidade do dia, agora existe o Analytics Premium (infelizmente), esse serviço terá análises mais aprofundadas do tráfego, coleta e processamento de dados reforçados, entre outras coisas. Como o próprio nome diz, será pago, uma taxa anual que não foi revelada. Ele só está disponível nos EUA, Canadá e Reino Unido, por enquanto.