Essa semana está sendo a semana de novidades do YouTube: primeiro eles lançaram a atualização do site móvel, e agora eles lançaram o Leanback, o jeito mais eficiente de evitar que você fique mexendo no computador para ver seus vídeos.

O protótipo chama-se Leanback, ele ainda está em sua fase beta e permitirá aos usuários assistir a todos os vídeos do site sem que seja preciso utilizar o mouse para procurar e navegar entre eles.

A ideia do Leanback é tornar a experiência de assistir ao YouTube "tão fácil quanto assistir TV". Ele alinha vídeo após vídeo em um feed gerado automaticamente - baseado nas suas preferências e configurações do YouTube, e incluindo quaisquer inscrições ou vídeos que seus amigos favoritaram ou compartilharam - que permite a você configurar e deixá-lo funcionar sozinho.

Abaixo um vídeo de demonstração do YouTube Leanback

O site é aberto no browser em tela inteira e para navegar pelo conteúdo basta usar o teclado, sem usar o mouse em momento algum. É preciso ter uma conta de usuário dos serviços do Google - como o próprio YouTube ou o Gmail - para conferir a novidade.

A tela inicial lista alguns dos vídeos mais vistos recentemente. Para buscar um vídeo específco use as setas do teclado. Apertando para cima duas vezes é exibida a barra de pesquisa, digite o termo desejado e tecle Enter, os resultados aparecerão numa espécie de linha do tempo, na parte de baixo da tela. Basta selecionar o vídeo utilizando as setas direcionais do teclado e pressionar Enter para assisti-lo.

Utilizando a seta para cima é aberto ainda o menu de execução, para avançar, retrocer ou colocar um vídeo em pausa, basta usar as setas laterais do teclado.

Ao dar play em um vídeo, os arquivos seguintes são automaticamente carregados na sequência, como a playlist quando ativada no atual YouTube.

O objetivo é tornar a experiência do usuário de internet mais próxima ao que ele está acostumado com os aparelhos de televisão.

O serviço é realmente fantástico e com apenas alguns minutos nos acustumamos a usar apenas o teclado para ver nossos vídeos, além de ter uma bela interface visual.