edgeO pessoal da Adobe já sabe e nós também. O Flash está ficando cada vez mais ultrapassado e o HTML5 está invadindo as páginas web aos poucos. Aos poucos, mas está sendo bem rápido esse processo, aí a Adobe já irá tomar providências.

Hoje, a empresa lançou o Edge, um editor gráfico para se criar animações web com HTML5, CSS3 e Javascript, uma ferramenta completa que como todas as outras ainde tem que melhorar e vai melhorar com algum tempo de desenvolvimento, todo aquele processo que já conhecemos.

Ok, o Edge pode matar o Flash, mas a Adobe sabe que ainda tem uma grande parte de páginas web usando e domina isso, o HTML5 pode perfeitamente ser combinado com o Flash e assim podemos ter páginas bem melhores. Aí você me pergunta... "Mas o que isso faz?" A Adobe também imaginou que vocês iriam perguntar isso, então criou essa página que mostra a capacidade da ferramenta e os dispositivos compatíveis com ela, aliás, a página é bem leve.

Se você, developer, quer testar a ferramenta, vá em frente aqui (precisa de cadastro) e baixe o Edge, disponível para OS X e Windows (Vista e superiores).