Hoje (12) o Google lançou um programa que permite que praticamente qualquer pessoa crie um aplicativo para os smartphones que rodam o sistema operacional Android.

Google App Inventor é uma ferramenta de criação de apps no formato arrastar-e-soltar, para ajudar quem não tem conhecimentos em programação mas quer criar apps, jogos e mais.

O usuário pode construir apps personalizados unindo “blocos” predefinidos de código fornecidos pelo Google, que são reunidos para criar pequenos apps. A Nokia tem uma ferramenta parecida, o Ovi App Wizard, que transforma feeds RSS em apps.

O Android permite que qualquer pessoa lance aplicativos para os smatphones, sem a necessidade de aprovação para colocar os programas no ar, especialistas se preocupam com a qualidade dos aplicativos que serão lançados. O Google espera que a iniciativa disponibilize um volume maior de aplicativos do que da sua principal concorrente, a App Store, da Apple.

Para ter acesso ao Google App Inventor, o usuário precisa realizar um cadastro aqui.

Já é um bom começo para quem não tem um conhecimento em programação e quer ir aprendendo a fazer apps para celulares.

Um conjunto de componentes permite aos usuários integrar o Twitter ao app. É o único serviço de terceiros que está incluído por enquanto, pois o Google disse que vai oferecer um componente Developer Kit, dando aos desenvolvedores de terceiros a capacidade de integrar seus serviços também. E isso pode ser um grande negócio.

Abaixo uma demostração do programa.