Vocês lembram de como era o Windows 8 que aparecia nos Milestones? Bem parecido com o Windows 7, praticamente a mesma coisa na interface. Se você esperava algo não muito diferente do W7 irá se surpreender pois o Windows 8 mudou e muito na interface.

Está totalmente reformulado, no estilo do Windows Phone 7 com os "blocos". A primeira impressão que tive do sistema, apenas pelos vídeos, me agradou bastante. Outra coisa que todos esperavam e que ficou clara agora, a Microsoft projetou o Windows 8 para desktops e tablets.

É a mudança mais radical do sistema desde o Windows 95, dá para perceber e já é óbvio que ele é otimizado para o touch-screen. Está tudo diferente, uma aposta legal para nós e um pouco ruim para aqueles que já estão acostumas com a interface padrão, mas é coisa de se adaptar.

O anúncio e apresentação do sistema foi feita por Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows, ele demonstrou o Windows 8 rodando em um tablet no palco da conferência D9 que é feita pelo Wall Street Journal.

Então vamos falar parte por parte do que foi apresentado e quais as novidades.

Área de trabalho

windows-8-tela-inicial
Esse é o ponto de mudança que podemos perceber logo de início, ela foi completamente redesenhada e agora ao invés de ícones mostra blocos, igual ao Windows Phone 7. Há integração com redes sociais, email e tudo mais.

Aplicativos

Essa é uma outra parte que mudou bastante em relação aos outros Windows. O sistema trabalhará em dois tipos de dispositivos, nos computadores e nos tablets, então os apps teriam que ser "reprojetados", mas não há grandes mudanças. Terão aplicativos padrões de Windows e apps no estilo mobile, escritos em HTML5 e JavaScript.

Multitarefa

O multitarefa tinha que ser redesenhado, ele tem que funcionar bem tanto nos PCs quanto nos tablets. Ele ficou, como quase tudo, semelhante ao Windows Phone 7, é só deslizar o dedo para os lados para encontrar o próximo programa aberto, não teremos a famosa barra com os softwares abertos.

Hardware

Algo bem legal do Windows 8 é os requesitos de hardware. Ele exigirá menos do que o Windows 8, já esperávamos por isso, os tablets ainda não seriam capazes de rodar um sistema super pesado sem consumir muita memória e precisar de um alto poder de processamento.

Vídeo

Esse vídeo da interface foi liberado e você pode ter uma ideia de como ele vai ser:

Tablets

E nesses vídeos você pode ver o funcionamento do Windows 8 em tablets.
Demosntração do Windows 8 em tablets:


NVIDIA Kal-El Notebook rodando Windows 8:

Windows 8 rodando em um Qualcomm tablet: