Navegar por pastas, executar comandos e etc., pode ser um pouco complicado caso isso tenha que ser feito pelo prompt de comando ou DOS. Aqui iremos dar várias dicas sobre a navegação pelo prompt.

Para iniciar o prompt vá ao menu Iniciar -> Executar e digite cmd.exe

Você vai ver agora uma janela preta com o cursor no final do caminho para o seu perfil de utilizador, assim como mostra a primeira imagem do post. Então, o que fazer agora? Se eu for explicar cada comando do DOS o post ficaria muito extenso e vocês não iriam utilizar a todos, você pode usar algumas das ajudas que são fornecidas no próprio MS DOS, digitando o "help" (sem as aspas) e pressionando Enter.

Será exibida vários comandos de ajuda.

Você pode encontrar mais informações detalhadas sobre os comandos e como utilizar cada um deles digitando o nome do comando seguido por um /?. Por exemplo, digitando CD /?, você vai ver como usar o comando CD.

se você quiser mudar o perfil de utilizador padrão do diretório para por exemplo "Windows System32" para apagar um vírus, você deve digitar o seguinte para navegar para esse diretório:

Cd C:\WINDOWS\System32 e pressionar Enter

Se você estiver no diretório e quiser visualizar todos os arquivos e diretórios primeiro, você pode digitar o comando DIR e pressionar Enter. Irá receber uma lista de todas as pastas e arquivos daquele diretório.

A oção /t:fg permite alterar as cores do prompt. Por exemplo, digite cmd /t:17 e a tela irá ficar com as letras em branco num fundo azul. O "F" representa o fundo e o "G" o texto.

Relação das cores que podem ser usadas:
0 - Preto
1 - Azul
2 - Verde
3 - Ciano
4 - Vermelho
5 - Roxo
6 - Amarelo
7 - Branco
8 - Cinza
9 - Azul claro
A - Verde claro
B - Cian claro
C - Vermelho claro
D - Roxo claro
E - Amarelo claro
F - Branco claro

Todas as funções mais úteis como copiar, criar e etc., estão em "help" e pressionando Enter.

Qualquer dúvida de navegação faça um comentário!