Uma das principais características dos sistemas GNU/Linux é a sua alta portabilidade. Computadores, celulares, tablets, sistemas embarcados, etc. podem ser operados através desses sistemas operacionais.

Além disso, o GNU/Linux é famoso pela possibilidade de ser executado sem alterar os dados no computador hospedeiro, ou seja, é capaz de executar as chamadas sessões 'Live', graças à complexa arquitetura de seu kernel.

Como se isso não bastasse, ainda é possível dar boot dos sistemas GNU/Linux através de um pendrive. É isso mesmo, através de um simples pendrive de 1Gb é possível instalar o sistema e, ainda, executar as sessões Live.

E hoje eu vou lhes mostrar um software muito útil e fácil de usar, o LiLi USB Creator, que agiliza todo esse processo de boot pelo pendrive.

Características

O LiLi USB Creator é um software open-source e gratuito, que está disponível em vários idiomas, inclusive o português, e que pode criar pendrives de boot em alguns minutos.Não é necessário instalá-lo no seu computador,  e tudo que você precisa é um pendrive e do CD/DVD de instalação - Não tem o CD ou DVD da distro que deseja instalar e somente a imagem? Serve também -  Não tem nada, nem CD/DVD ou imagem? Sem problemas, o LiLi faz o download da versão mais atualizada diretamente do site da distribuição.

Atualmente, o software oferece suporte a centenas de distribuições, entre elas estão Arch Linux, Ubuntu, Fedora, Linux Mint, Gentoo, Slackware e Opensuse.

Utilizando o LiLi USB Creator

O LiLi possui uma interface muito intuitiva que torna sua operação simples.

Tela do LiLi USB Creator

No passo 1, é pedido que o usuário escolha o pendrive onde será instalado o Linux.

No passo 2, o usuário escolhe a fonte da instalação. Se será a partir de um arquivo de imagem (.iso ou .img), de um CD, ou DVD, de instalação ou, ainda, se o usuário não possuir nenhum dos itens anteriores, o próproi software pode realizar o download da distribuição.

No passo 3, é possível configurar a quantidade de memória que o sistema poderá salvar ao iniciar.

No passo 4, estão as opções de formatar o pendrive, caso ele esteja com dados (não esqueça de fazer backup) ou caso não esteja no formato FAT ou FAT32. Além disso é posível escolher esconder os arquivos de instalação, para que o Windows não os mostre quando o pendrive for inserido no computador, e ainda baixar o LinuxLive, que permite executar o sistema GNU/Linux dentro do próprio Windows.

Para realizar o download do LiLi USB Creator, vá até a página oficial do software.