Recentemente falei aqui no blog sobre os recursos da nova linha de MacBooks Pro. Além das impressionantes especificações técnicas, nada melhor do que um sistema operacional otimizado para tirar proveito dos recursos oferecidos pelo computador. A atual versão do Mac OS X Leopard já desempenha muito bem tal funcionalidade, porém as evoluções são muito bem vindas.

Hoje a Apple disponibilizou em seu site uma pequena prévia de alguns dos novíssimos recursos oferecidos pela nova versão do seu sistema operacional, Mac OS X Lion. Além da série de inovações que a nova versão do Mac OS X traz aos usuários, o Lion possui a proposta de reunir o que há de melhor no iPad e trazer para o seu computador. Uma aposta ousada, confira abaixo o resumo de alguns desses novos recursos

Launchpad: Definitivamente a funcionalidade que dará mais "cara" de iPad ao seu Mac, o Launchpad proporcionará acesso imediato a todos os aplicativos instalados no computador. Basta selecionar o ícone do recurso no Dock e todas as janelas abertas desaparecerão para dar lugar a um modo de visualização semelhante ao do iOS. O usuário poderá deslizar o dedo no Trackpad para ver as outras páginas de Apps, mudá-los de lugar e até mesmo organizá-los em pastas.

Gestos: O Trackpad Multitouch oferece uma nova forma de interação com o sistema operacional. Através de toques semelhantes aos do iPad, o usuário poderá utilizar o rolamento elático, dar zoom em imagens e páginas e deslizar em tela cheia.

Aplicativos em tela cheia: Visando otimizar as tarefas de quem trabalha em um Mac, a nova versão do sistema operacional proporciona a experiência de utilizar aplicativos em tela cheia. O usuário poderá abrir um aplicativo nesse modo com apenas um clique, alternar para outro aplicativo em tela cheia apenas deslizando o dedo sobre o Trackpad e abrir a "mesa", uma interface onde você poderá visualizar todos os aplicativos em execução no momento. Toda essa experiência é oferecida sem a necessidade do usuário abandonar o modo de tela cheia.

Mission Control: Recurso que apresenta todos os aplicativos que estão sendo executados no computador, incluindo o Dashboard. Além das miniaturas dos Apps em tela cheia, todos janelas abertas são agrupadas e categorizadas por Software.

Gravação automática: Outro recurso que vai facilitar a vida de quem trabalha em seu Mac. O sistema salva automaticamente o seu trabalho enquanto você o edita. Para evitar que mudanças indesejadas sejam salvas o Mac oferece o recurso de bloqueio. Já a reversão permite voltar ao estado do documento quando foi aberto pela última vez.

Resume: Por último e não menos relevante, pelo contrário, de longe um dos melhores recursos oferecidos no Mac OS X Lion. O Resume veio para solucionar um problema pelo qual usuários de todos os sistemas operacionais passam, ao reiniciar o seu computador você salva o que desejar e fecha todos os aplicativos, tendo que abrir tudo de novo ao iniciar novamente. Com o Resume isso não precisará acontecer novamente, pois o sistema restaura tudo no exato lugar que você deixou quando há a necessidade de reiniciá-lo.

Essas são apenas algumas das várias inovações oferecidas na nova versão do Mac OS X Lion, poderemos conferir tudo na íntegra quando ele for lançado no segundo semestre desse ano de 2011. Abaixo, você poderá conferir um vídeo com uma breve demonstração de alguns dos vários recursos oferecidos no novo sistema operacional da Apple.

Com informações: Apple