A música passou por muitas evoluções chegando até o que ela é hoje. Antigamente nossos avós escutavam músicas em discos de vinil, e depois vieram as fitas cassetes e os walkmans, e assim por diante, até chegar no MP3. Esse arquivo é executável em quase qualquer player de música existente, e as Cover Arts (capas dos álbuns) estão presentes nesses arquivos.

Mas se o arquivo que você baixou não possui a Cover Art, ou por um infeliz engano tem a capa de outro álbum ou artista você logo pensa que terá de baixá-la e embedá-la nas músicas do álbum todo, música por música, e aí já bate aquela preguiça.

Felizmente o programa MP3 CoverTag busca, baixa e embeda as capas automaticamente nas suas músicas. Você precisa apenas selecionar a pasta que contém os arquivos que você deseja e pronto. Mas é claro que o programa não é de ferro, o processo irá demorar muito mais se você selecionar uma pasta com uma grande leva de músicas.

*Para substituir a capa existente você precisa marcar a opção "Overwrite the image if already exists".

Clique para ampliar

O MP3 CoverTag ainda possui alguns errinhos, mas os desenvolvedores com certeza devem arrumar isso com o tempo. Ele funciona no Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8 e pode ser baixado aqui.