root-android-wallpaperSim, ao que parece o root está ficando (quase) desnecessário. A cada versão do Android são adicionados novos recursos que antes só eram possíveis com o acesso ao super user do aparelho. Mas mesmo assim, não são todos os aparelhos que suportam o Jelly Bean, o root ainda não se tornou totalmente dispensável, até mesmo para aparelhos que rodam Jelly Bean.

Tirar Screenshot

Você sempre pôde tirar screenshot da tela do seu tablet/celular conectando ele no seu computador. Porém isso só era possível se o celular estivesse rooteado.

Agora para tirar um screenshot no Android você precisa apenas apertar Power + Volume down ou up (depende do aparelho). Inclusive, no Jelly Bean você pode visualizar o screenshot pela barra de notificações e compartilhá-la.

Desativar apps pré-instalados

Esse novo recurso também está disponível desde o Ice Cream Sandwich, que permite o usuário desativar aplicativos nativos da ROM. Claro que algumas operadoras ou fabricantes devem desativar esse recurso.


O recurso pode não estar disponível em alguns pacotes fundamentais do Android, mas está disponível em apps substituíveis como Navegador, o E-mail, caso você use o Gmail no lugar dele por exemplo e a calculadora que pode ser trocada pelo RealCalc por exemplo, que é mais completo.

Anular notificações de permissão

Enquanto o Android não permite o controle de todas as permissões dos apps sem o root, você pode anular a notificação de permissão do app. Isso é ideal para apps que abusam das notificações mostrando publicidade ou os que apenas incomodam mostrando muitas notificações. Nas configurações do aplicativo é só desmarcar a opção "Mostrar notificações".

Restringir o uso de dados

Como o Android tem apps que usam dados em segundo plano, é possível agora restringir o uso do mesmo no menu "Uso de dados". Isso é muito bom para 3Gs pré-pagas ou com um limite baixo.

Clique no app que deseja limitar o uso de dados em segundo plano e em seguida marque a opção "Restringir dados de 2º plano".


É possivel também limitar o uso de dados de uma Wi-Fi, caso seja um hotspot, indo no menu e apertando em "Pontos de acesso móveis".

Criptografar o armazenamento no dispositivo

O Android inclui um suporte para criptografar o seu aparelho, deixando com que você criptografe o armazenamento de seu celular ou tablet. Para fazer isso basta ir nas configurações e em seguida no menu segurança. Clique em criptografar tablet ou criptografar celular.

Conectar em VPNs

Se você quiser conectar seu aparelho em uma "virtual private network", você não precisa mais ter o aparelho rooteado ou instalar um cliente VPN. Para conectar seu Android em uma VPN, vá nas configurações e em seguida em "mais", abaixo de WiFi, Bluetooth e Uso de Dados e selecione VPN.