Atualmente temos muitas opções de tablets Android disponíveis, todos tentando tirar um pedacinho do mercado do iPad que reina absoluto. O único que conseguiu chamar mais a atenção dos consumidores foi o Kindle Fire, porém, ele está disponível apenas nos Estados Unidos. Por aqui, entre os melhores e mais populares temos a linha Galaxy Tab da Samsung e também a linha Xoom, da Motorola.

O Motorola Xoom 2 Media Edition trouxe muitas melhorias em relação ao seu antecessor, está muito mais veloz, estável e agrada muito mais. O tablet roda o Android 3.2 Honeycomb e como o próprio nome já diz é uma versão "multimídia" do Xoom, ele conta com tela de 8.2 polegadas e vem com uma série de aplicativos para diversão pré-instalados. Uma versão do tablet com tela de 10 polegadas também está disponível, deveremos testá-lo em breve.

Especificações técnicas e design

O hardware do Xoom 2 ME é poderoso, ele conta com processador OMAP 4430 dual-core de 1.2 GHz, 1 GB de memória RAM, tela de 8.2 polegadas com resolução de 1280 x 800 pixels e conta com o vidro Gorilla Glass que é mais resistente a riscos e eventuais "trincas" em quedas, câmera traseira de 5 megapixels com flash LED e dianteira de 1,3 megapixel. São 32 GB de espaço interno e você ainda pode expandir pelo cartão microSD, a versão que testamos conta com a conexão 3G, ele possui acelerômetro, giroscópio, bússola eletrônica, barômetro e sensor de luminosidade. Uma vantagem dele em relação a outros tablets é o peso: apenas 383 gramas e são 8.99 mm de espessura.

Ele não é um aparelho muito bonito, na parte frontal o design agrada bastante, porém, na parte traseira ele possui as bordas emborrachadas e no meio há a carcaça de alumínio com parafusos à mostra. Poderia manter apenas uma cor, ficaria bem mais agradável aos olhos.

Imagens do Aparelho

Câmera

Por ser um tablet a câmera deverá ser usada raramente, não é das melhores, a qualidade dela não se compara à câmera de um smartphone, apesar disso ela é capaz de tirar boas fotos quando há uma boa iluminação no ambiente. Ela possui 5 megapixels e filma em 720p, é boa para quebrar um galho de vez em quando, você não vai querer sair por aí tirando fotos com um gadget de 8.2 polegadas, certo? A câmera frontal tem 1.3 megapixels e cumpre bem sua função de "webcam", boa para fazer videochamadas.

Bateria

A bateria do aparelho faz exatamente o que a Motorola promete, dura mais ou menos 6 horas em navegação constante em conexão Wi-Fi e reprodução de vídeos. Navegando um pouco, escutando música e reproduzindo alguns vídeos durante o dia-a-dia é possível usá-lo por dois dias sem recarregar, mas com um uso um pouco mais intenso durante o dia ele é capaz de ficar longe da tomada durante 9 horas, poderia ser melhor, outros tablets possuem uma bateria muito mais potente.

Navegação e desempenho geral

Como todos os outros tablets, uma das principais funções dele é navegar pela internet, e ele faz isso bem. O Android tem suporte ao Flash, o que pode ser uma vantagem interessante para alguns usuários. Ver vídeos nele também é muito agradável, a tela proporciona boas cores (apesar de que, em telas brancas, é possível ver um "branco amarelado"), a visualização de vídeos direto do navegador é instável, alguns vídeos são reproduzidos com muita facilidade, outros travam bastante (culpa do Flash), por isso é melhor usar o aplicativo do YouTube.

A alternação entre aplicativos é fácil, no Android Honeycomb temos um botão na parte inferior onde podemos trocar entre eles, essa troca é rápida e não chegou a travar nenhuma vez, mesmo quando havia muitos apps abertos ao mesmo tempo. Os jogos também rodaram muito bem, nenhum travou.

Apps, funções e multimídia

Uma das coisas que pode desmotivar a compra de um tablet Android é a falta de aplicativos otimizados para eles, infelizmente. Aplicativos básicos como o Twitter ficam muito mal desenhados no aparelho, é basicamente o app para smartphones, porém "esticado" e com muitos bugs. O mesmo não ocorre nos jogos, pelo menos na maioria deles, todos aqueles que eu baixei e joguei rodaram bem e com um visual bacana, sem distorções. Temos que admitir que o iPad ganha do Android no quesito de oferta de aplicativos otimizados pela telas maiores.

O aparelho já vem com uma série de aplicativos pré-instalados visando melhorar a experiência "multimídia" do tablet, o estranho é que uma porção de apps corporativos também estão presentes. Netflix, Saraiva Digital, games e controle remoto estão entre as aplicações de mídia, e Citrix, Fuze Meeting, GoTo Meeting, Polycom Video estão entre os corporativos.

Destaque para o player de música dele, que já conta com a integração com o Google Music, caso você tenha uma conta lá, você pode hospedar 20 mil músicas e sincronizar entre todos os seus dispositivos, ou seja, escutar no computador, no smartphone e no tablet Android sem precisar colocar as músicas na memória do dispositivo, tudo funciona via streaming, muito bom.

A reprodução de vídeos é ótima também, como já disse antes, as cores da tela proporcionam uma boa visualização, além disso o áudio do aparelho é muito bom. Durante os testes, os arquivos com resolução maior não travaram, todos rodaram muito bem. Ele possui conexão HDMI, assim você pode assistir pela TV.

Pontos Positivos

Tamanho e peso, é um tablet compacto e leve o que ajuda bastante na hora da utilização, não cansa ficar segurando-o
Tela, possui ótimas cores, apesar do fato do "branco amarelado" e boa resolução
Velocidade, é um aparelho bem veloz no geral, praticamente não travou durante os testes

Pontos Negativos

Design, poderia ser mais bonito e a posição da câmera e dos botões liga/desliga e volume não ajudam muito
Aplicativos, o Android ainda carece de aplicativos otimizados para tablets, infelizmente
Preço, outros tablets possuem um preço um pouco mais camarada e oferecem o mesmo que ele

Preço

Na maioria das lojas o Motorola Xoom 2 Media Edition com 3G está saindo por R$ 1.599,00, a versão apenas com Wi-Fi está mais barata: R$ 1.299,00. É possível conseguir algum desconto na hora da compra, mas ainda assim é um valor um pouco alto.

Conclusão

O Motorola Xoom 2 Media Edition é um bom tablet, o que mais me agradou nele foi o tamanho, compacto e bem leve, mas infelizmente não gostei tanto do design dele, poderiam ter caprichado mais, a Motorola mandou bem no visual do RAZR e infelizmente não fez um trabalho tão bom aqui.

A falta de aplicativos otimizados para tablets no Google Play também é uma decepção, o que me faz pensar que o iPad ainda é a melhor opção quando falamos de tablet, claro que para quem procura algo mais compacto ele é uma boa opção que bate de frente com o Galaxy Tab 7", mas ainda assim, o aparelho da Samsung possui preços mais atrativos.

Se você procura um tablet Android e uma alternativa intermediaria entre tablets de 7 e 10 polegadas o Xoom 2 Media Edition é uma ótima opção. Compacto, leve e com bons recursos multimídia.