Em praticamente todo comercial de smartphone dizem que ele é "poderoso", mas na verdade, apenas alguns são de verdade. O Motorola RAZR é um desses bem fortes e que sinceramente bate de frente com o Galaxy S II, iPhone 4S e outros nomes famosos por aí. O que mais chama atenção nele é o visual, mas ele não tem apenas uma aparência bacana.

O RAZR roda Android 2.3.5 Gingerbread e a promessa é que ele receba a atualização para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich em breve, talvez ela irá sair na mesma época que a Samsung atualizar o S II. Uma boa notícia: a Motorola abandonou de vez o MotoBlur! Ele ainda está presente, porém com outro nome, MotoCast, e você pode pular a parte que sincroniza todos os contatos das redes sociais, a interface ficou bacana com alguns widgets muito úteis.

Especificações técnicas

Nem preciso dizer que é um baita aparelho, o design já dá aquele aspecto de "sou muito poderoso". Ele possui processador dual-core de 1.2 GHz, 1GB de memória RAM, 8GB de espaço para armazenamento interno, porém você pode colocar um cartão microSD de até 32GB. A câmera possui 8 megapixels e grava em 1080p, a tela é enorme, 4.3 polegadas com resolução de 540x960 pixels. Ele possui apenas 127 gramas e 7 milímetros de espessura.

Imagens do aparelho e fotos da câmera

Câmera

A câmera possui 8 megapixels, flash LED e filma em 1080p. A qualidade das imagens é incrível quando se tem uma boa iluminação, porém em ambientes fechados e com menos luz as fotos não saíram tão boas, mesmo usando o flash LED as fotos ficam muito granuladas, poderiam ter caprichado mais nesse quesito. Algo que achei bem legal é a velocidade em que as fotos são capturadas, dá para tirar várias em sequência. As gravações ficam muito boas também, quando há uma boa iluminação. Temos também uma câmera frontal de 1.3 megapixels para videochamadas.

Bateria

Vi muita gente reclamando da autonomia do aparelho, porém nos testes que realizei o smartphone manteve-se ligado o dia inteiro, mesmo com a tela com o brilho do médio pro máximo, WiFi ativado e música tocando praticamente o tempo todo, além da navegação frequente. Cheguei a usá-lo por dois dias direto, sem carregar, usando o aparelho moderadamente. Acredito que a bateria pode ter um desempenho melhor se o usuário souber otimizar o aparelho de forma correta para isso. Outra coisa que o pessoal reclama bastante é o fato da bateria não poder ser removida, isso impede que ela seja trocada caso haja algum imprevisto, mas para fazer um celular tão fino a Motorola teve que fazer isso.

Desempenho Geral

Gostei muito do aparelho para navegar na web e ver vídeos, ele carrega tudo muito rápido graças ao processador dual-core, fora que ao mudar de aplicativos rapidamente ele não engasga, você pode assistir algo no YouTube, abrir o Twitter e navegar "ao mesmo" tempo sem aquelas travadas chatas que ocorrem em outros aparelhos. Jogos e aplicativos iniciam bem rápido também, porém games como Angry Birds, Fruit Ninja e outros travam do nada, já o Spider Man DEMO, que vem com o aparelho não apresentou nada do tipo, aliás, rodou muito bem.

Smart Actions, funções e multimídia

Esse é um recurso muito interessante do RAZR. Ele pode te ajudar me diversas situações e ainda ajuda você a economizar a bateria. Basicamente o Smart Actions cria regras de funcionamento do aparelho dependendo da situação, ou seja, ele fica realmente um celular inteligente, você pode dizer para ele ativar ou desativar o WiFi a tal hora ou em tal lugar, iniciar aplicativos em determinadas situação, entre outros gatilhos que você pode criar, já vem com uma porção pré-definida, inclusive uma para economizar bateria, como eu disse antes.

Uma outra função que achei muito bom é o "Gerenciador de Dados". Ele dá um relatório para você de quanto você gastou do seu plano de dados, assim fica mais fácil para economizar e monitorar o uso para não ultrapassar o limite.

O aplicativo de música me agradou muito, ele te dá a letra da música que você está escutando, e se você apertar no nome do artista ele te dá todas as informações como Biografia, Álbuns, Artistas Similares e etc. (tudo pelo Last.fm), além disso ele já tem uma rádio online integrada e um visual bem bacana.

A reprodução de vídeos é muito boa, nos testes que fiz eles rodaram bem legal, sem atrasos. A tela ajuda muito, possui um contraste bem interessante e o tamanho é ideal. A conexão HDMI é muito boa também, não trava (assim como alguns outros aparelhos), você pode assistir vídeos e jogar no celular conectado à TV tranquilamente.

Na caixa do RAZR iremos encontrar: o cabo USB, a fonte para carregá-lo, fone de ouvido, carregador veicular, cabo HDMI e o adaptador para conectá-lo ao lapdock.

Pontos Positivos

Design, um aparelho muito bonito, fino e leve.
Velocidade, ele é muito veloz, realiza várias tarefas ao mesmo tempo com tranquilidade.
Tela, brilho e contraste muito bom, perfeita para ver vídeos e navegar.
Câmera, ótima para vídeos e fotos com luz
Bateria, durou bastante.

Pontos Negativos

Câmera, a qualidade fica muito baixa quando se tem pouca luz.
Jogos, como dissemos, houveram alguns jogos simples que travaram muito.
Bateria irremóvível, infelizmente.

Conclusão

O preço do RAZR em lojas grandes é de aproximadamente R$ 1.999,00, porém em alguns outros locais é possível encontrar o aparelho por um preço muito melhor, cerca de R$ 1.500,00. Ele é realmente um forte concorrente do Galaxy S II e do iPhone 4S, certamente o visual do aparelho conta como diferencial, já que ele possui praticamente as mesmas especificações do celular da Samsung, mas o S II ainda sai um pouco mais barato.


O aparelho tem um bom custo benefício, se você quer algo estiloso e potente, o RAZR é uma ótima opção, certamente irá oferecer tudo aquilo que você quer e precisa em um aparelho, outra coisa, o S II não tem Smart Actions. :P