O Motorola Defy é o celular resistente a água, areia e a quedas. Ele tem características bem interessantes e o que mais chama a atenção nele é mesmo a sua resistência, o design é bonito, na parte de trás ele é emborrachado, as entradas do fone e USB são todas bem fechadas para não entrar nada lá dentro, os botões de opções do Android são capavitivos e funcionam bem, mas ele peca no botão de bloqueio que fica na parte de cima do aparelho e é bem pequeno e difícil de apertar.

A versão do Android dele é o 2.1 ainda, mas já há a atualização oficial para o Android 2.2, além disso você pode encontrar algumas ROMs por aí e deixar com a versão mais recente do sistema, porém não recomendo você fazer isso, envolve questões de garantia do aparelho e pode acabar danificando tudo.

Como já era de se esperar ele tem o MotoBlur, a interface que muitos usuários reclamam e que faz uma certa diferença na velocidade e na duração da bateria dele. Aliás a bateria dele não é das melhores, dura pouco, mas tem jeito de fazer ela ficar mais esperta com o app JuiceDefender que desabilita as conexões quando você não esta usando e isso ajuda bastante, fez a bateria durar cerca de duas vezes mais.

Especificações técnicas

O processador dele tem 800MHz, bom para o uso de vários aplicativos ao mesmo tempo, porém não é tão potente para games, apesar de que consegui rodar bem alguns games nele como PES 2011, Modern Combat 2 e alguns outros, são 512MB de memória RAM, 2GB de espaço interno mas pode ser expandido até 32GB por microSD, a tela de Gorilla Glass tem 3.7 polegadas de WVGA com resolução de 854x480 pixels de resolução e multitouch. Para quem não sabe o Gorilla Glass é um tipo de tela que é mais resistente a riscos e quedas, o que faz dela bem interessante, porém ela brilha bastante ao sol, nada tão diferente de outros aparelhos.

Imagens do aparelho

Câmera

A câmera tem 5 megapixels com flash de LED, saem fotos bem legais principalmente quando se aplicam filtros com a ajuda de alguns aplicativos, há celulares com câmeras bem melhores, ela não grava vídeos em HD o que pode ser um ponto negativo dependendo do usuário, nas fotos abaixos utilizei o flash em uma das situações.

Outros

A função DLNA é outra coisa muito interessante, ele faz um compartilhamento de arquivos sem fio desde que outro aparelho em sua casa como TV, computador, notebook, etc. também tenha o suporte a ele. Ele tem as conexões normais como Wi-Fi, 3G, Bluetooth, GPS e aGPS.

O teclado é um ponto bem interessante, ele possui o Swype que você desliza o dedos e vai digitando.

Bateria

A bateria é "mais ou menos" como eu já disse acima, dura pouco se você deixar todas as conexões ligadas, não consegue segurar um dia, já se você se lembrar de desativar tudo, deixar ele com pouco brilho na tela vai durar um pouco mais, cerca de 1 dia e meio, e tem também aquela alternativa de instalar algum aplicativo que faça esse trabalho automático de desligar as conexões para você, com isso você não irá se decepcionar com o desempenho dela, esse problema pode ser resolvido também com um carregador portátil da Proporta que iremos falar logo mais.

Pontos Positivos

Resistência, principal "recurso"
Velocidade, ele é rápido nos apps e jogos
Teclado virtual, Swype que agiliza bastante a digitação
Design, bonito e leve

Pontos Negativos

MotoBlur, deixa ele mais lento e piora a performance da bateria
Bateria, dura pouco mas dá pra concertar
Câmera, fotos legais porém não grava em HD
Botões, são pequenos e difícieis de apertar, principalmente o de bloqueio.

Conclusão

Para navegação na web e uso diário normal para tuitar, ler e responder emails onde você estiver ele é um ótimo aparelho e vai fazer bem tudo o que você quer, já se você é um usuário que gosta mais de jogar um smartphone com processador dual-core é bem melhor do que esse aqui, o Defy é um celular "médio" mas que superou minhas expectativas.


Em relação ao custo beneficio ele vale a pena sim, mas como disse, depende do que você vai fazer com ele, sua resistência me atraiu bastante e tem um hardware razoável e pode ser perfeito se você quer algo bom e barato, você consegue encontrá-lo por R$ 800 a R$ 900 em algumas lojas por aí, e isso desbloqueado.