Minha paixão por jogos de simulação sempre foi enorme, desde franquias famosíssimas como The Sims, à joguinhos em flash do gênero. E após a compra do meu Motorola Atrix, meu lado "casual gamer" teve um aumento significativo. Pois bem, até um tempo atrás, eu ainda não havia sido agraciado por nenhum jogo de simulação para Android que me agradasse, e eu me encaminhava a frustração.

Até que me foi apresentado o Game Dev Story. Depois do game aparecer incessantes vezes nos destaques do Android Market, e ouvir boas críticas sobre ele, resolvi testá-lo, e não me arrependo. A primeira vista, um jogo complicado e até mesmo estranho para os padrões de hoje, e ainda mais não sendo possível jogá-lo em modo landscape (paisagem), o que pra mim é bem desconfortável. Porém com uns dez minutos as coisas mudam. Os gráficos do jogo estão no estilo 8bits, o que até acrescenta um certo charme ao jogo, e depois você perceberá que foi a melhor escolha para o mesmo.

Deixando as partes técnicas de lado, vamos ao principal atrativo do game: Você é dono de uma produtora de jogos. Assim que você inicia um novo jogo, você já tem a tarefa de dar um nome para a empresa, e começa com uma equipe bem pequena, e nesse ritmo começar a produzir jogos e ganhar dinheiro para posteriormente realizar novos investimentos.

Apesar do ar de simplicidade, existe um todo complexo em Game Dev Story, durante a criação dos seus jogos e as definições das características dos mesmos, seus funcionários devem ter bons atributos para acrescentar pontos em quatro necessidades vitais dos seus games: diversão, criatividade, gráficos e sons. Por isso recomendo que sempre que tiver uma grana extra, invista no treinamento de seus funcionários ou até mesmo contrate outros mais capacitados, que faz com que também sejam liberados novos gêneros de games.

Mas não para por aí, existem diversos atrativos bem legais, como a feira de jogos, as premiações anuais por categorias para os melhores jogos, conferências para anúncios de novos consoles, que torna o jogo muito divertido. Além disso, o jogo faz diversas referências a realidade, no decorrer você irá ver que a "Intendro" lançou um console novo, ou que a Sonny lançou o PlayStatus 2, ou quem sabe até mesmo você não aumente o salário do seu melhor funcionário, o "Stephen Jobson".

No mais, você ainda pode fazer publicidade da sua empresa, conquistar uma legião de fãs, ter seus jogos análisados podendo ser elevados ao Hall da Fama, e até mesmo por que não, desenvolver seu próprio console! Game Dev Story é sem dúvida uma experiência e tanto, até mesmo para quem nunca se aventurou pelo gênero, o jogo está disponível para Android e iOS, e já estão comentando sobre uma possível continuação, esperamos que venha melhor ainda.