Sempre que possível memorizo o número e as informações contidas nos documentos que mais utilizo diariamente. Porém, constantemente somos bombardeados por informações e, por isso, memorizar números de documentos não é muito comum entre as pessoas – pelo menos entre as que eu conheço. Afinal, hoje em dia ninguém mais tem cabeça para memorizar: RG, CPF, título de eleitor, passaporte, cartões de crédito, plano de saúde e tantos outros... Através do DocMan, aplicativo para iPhone, é possível organizá-los em um único local e sempre tê-los a mão.

Através do aplicativo é possível fotografar e armazenar imagens dos seus documentos, além de agrupá-los por ordem alfabética, tipo ou data de vencimento. Aliás, o próprio aplicativo lhe avisa quando um documento está próximo de vencer, assim você não perde a data de renovação de nenhum dos seus documentos e não tem dores de cabeça posteriores. Também é possível associar links a alguns documentos, permitindo ao usuário acompanhar processos, por exemplo.

Por ser um ambiente aonde você irá armazenar informações extremamente pessoais, naturalmente a aplicação conta com proteção através de senha. Além disso, é possível fazer backup online e sincronizar os dados através de um computador.

No geral, o aplicativo desempenha muito bem a sua funcionalidade, é muito simples adicionar e buscar informações nele. Mas ele ainda peca na maneira como exibe as imagens armazenadas. Por exemplo, na tela principal (imagem abaixo a esquerda), a foto é exibida em uma determinada orientação. Já na visualização expandida (imagem à direita), a foto não aparece mais na orientação mostrada anteriormente.

Portanto, deixo aqui minha sugestão aos desenvolvedores do aplicativo: incluam uma ferramenta que permita ao usuário alterar a rotação das imagens armazenadas no aplicativo, certamente isso vai permitir ao usuário organizar melhor os inúmeros documentos armazenados na aplicação

O DocMan está disponível gratuitamente na iTunes Store, mas com limitações quanto ao número de documentos armazenados. Se você quiser utilizá-lo sem limitações, dentro do próprio aplicativo há a opção de adquirir a versão completa, por apenas US$ 1.99 dólares.

Para mais informações, acesse o site do desenvolvedor