Quando testei o Motorola RAZR fiquei impressionado com a velocidade do aparelho, era um dos primeiros com processador dual-core que eu usei e ele tinha uma série de recursos interessantes no software, além da ótima câmera e o design impecável. O RAZR MAXX tem tudo isso e mais um pouco: uma bateria sensacional e o Android Ice Cream Sandwich praticamente sem modificações.

Ele ficou um pouco mais pesado e grosso em relação ao seu irmão menor, mas não é um aparelho pesado, o design é igual, a lateral é curvada, tem bastante "borda" entre a tela e a lateral e o acabamento traseiro é em kevlar.

Especificações Técnicas

O RAZR MAXX possui processador dual-core de 1.2 GHz, 1GB de memória RAM, 1GB de espaço para armazenamento interno, com entrada para cartão microSD de até 32GB, câmera de 8 megapixels com flash de LED, câmera frontal de 1.3 megapixels, tela de 4.3 polegadas de Super AMOLED Advanced com resolução de 540 x 960 pixels, a bateria dele possui incríveis 3300 mAh. O aparelho pesa 145 gramas, as dimensões dele são 130.7 x 68.9 x 9 mm.

Imagens do Aparelho

Câmera

Em muitos pontos o RAZR MAXX é idêntico ao RAZR, a câmera é um desses pontos em que não mudou nada de um para o outro. A câmera possui 8 megapixels, flash LED e filma em 1080p, tira boas fotos quando se tem boa iluminação, já quando precisamos do flash ela deixa um pouco a desejar, assim como todas as outras câmeras de smartphones, infelizmente. Possui o recurso "touch to focus" que permite controlar melhor o foco das suas fotografias, não tem o recurso "zero shutter lag" presente no Galaxy S III e no Galaxy Nexus, mas ainda assim tira várias fotos em sequência sem nenhuma dificuldade.

Bateria

Chegamos no ponto mais importante do aparelho, a Motorola investiu numa bateria muito potente num aparelho sensacional, e é aqui que muitos usuários podem decidir a compra. Nenhum outro smartphone é capaz de ficar tanto tempo fora da tomada, eu carreguei o aparelho a cada dois dias de uso, e mesmo com uso intenso ele dá conta do recado e fica até 43 horas funcionando direto. As Smart Actions (falarei sobre elas logo mais) ajuda se você quiser economizar ainda mais, e otimizando direitinho ele consegue ficar até 3 dias sem precisar de recarga.

Nos testes da bateria, aquela coisa de sempre, uso intenso com Wi-Fi e 3G ligados sempre, assistindo muitos vídeos no YouTube (inclusive o aparelho me dava tranquilidade para assistir muitos vídeos, já que eu sabia que a bateria dele não ia acabar de uma hora pra outra, não costumo fazer isso em outros aparelhos), escutando música, navegando, checando Twitter, Facebook, email e usando o tethering, que é um recurso que consome muita energia.

O melhor de ter uma bateria dessa é usar o celular sem medo da bateria acabar antes de chegar em casa.

Navegação e desempenho geral

O aparelho roda Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich e não possui MotoBlur, é praticamente o Android limpo, apenas com algumas customizações e aplicativos pré-instalados, porém, todos os recursos nativos do sistema estão lá, espero que a Motorola atualize-o para o Jelly Bean, certamente ele irá ganhar muito em desempenho.

Ele é bem fluído de uma maneira geral, transição de aplicativos bem rápida, não demora na resposta dos comandos e não chegou a travar nenhuma vez no uso normal, fiquei satisfeito nesse ponto. Porém, em um dia que exigi um pouco mais dele e usei o tethering por mais tempo ele desligou e travou no boot, e como não tem a bateria removível fiquei sem saber o que fazer, a dica para quem passar por esse problema é apertar todos os botões (ligar, volume+ e volume-) ao mesmo tempo para forçar a reinicialização. Vale lembrar que o tethering exige muito do aparelho, ele esquenta e a bateria vai embora muito rápido.

Apps, funções, sistema e multimídia

O Smart Actions ficou mais inteligente, para quem ainda não conhece o recurso, ele cria regras de funcionamento do aparelho dependendo da situação, ou seja, você pode configurá-lo para ativar ou desativar o WiFi em alguma determinada hora ou baseado na sua localização. Podemos fazer outras coisas como: iniciar aplicativos em determinadas situações. Agora, ele sugere regras de acordo com o teu uso, no meu caso ele sugeriu a "Regra para dormir" e ativar a economia de bateria quando atinge o nível de 25%.

O aplicativo de música é igual ao do RAZR, ele mostra a letra da música que você está escutando, oferece todas as informações como Biografia, Álbuns, Artistas Similares, além de possuir rádio online integrada. Tem toda a conexão com o MotoCast que transforma o computador em um servidor de mídia que pode ser acessado pelo smartphone de qualquer lugar.

O aparelho conta também com a entrada HDMI, inclusive já vem o cabo para a conexão na TV na caixa dele, em outros aparelhos você precisa comprá-lo separado. Toda a reprodução na TV é muito boa. Fora isso, todo o Android é como o Ice Cream Sandwich limpo, todos os recursos estão lá.

Preço

Encontrei uma certa dificuldade de achar o aparelho à venda nas maiores lojas do Brasil, a nas lojas que encontrei ele estava indisponível, então ficou difícil de comparar preços, mas o valor sugerido pela Motorola é R$ 1.500,00, é bem provável que você consiga algum desconto por aí, mas pelo jeito está difícil encontrar o aparelho.

Pontos Positivos

Bateria, o foco do aparelho é ter uma bateria superior, e cumpre o que promete.
Câmera, ótima para vídeos e fotos com luz.
Software, Android Ice Cream Sandwich quase sem modificações e Smart Actions.
Velocidade, aparelho com ótimo desempenho.

Pontos Negativos

Bateria irremóvível, infelizmente, dependendo da situação pode complicar um pouco a nossa vida.
Aplicativo de sincronização, tive que insistir para o MotoCast funcionar.

Conclusão

O aparelho conta com muitos pontos positivos, bateria de alta duração que ajuda muito no uso, Android Ice Cream Sandwich com pouca customização, ótima câmera e poucos pontos negativos, esses que não incomodam tanto assim. Se você está escolhendo o aparelho pela duração de bateria dele, esse será perfeito para você, além de que tem um desempenho e design espetaculares. Vale os R$ 1.500,00 (ou menos, dependendo de onde você for comprar) cobrados.