Opções de monitores temos aos monte nas prateleiras do varejo e essa costuma ser uma escolha difícil para o consumidor. Normalmente ele opta pela marca mais famosa ou a mesma marca da TV de sua sala, mas existem diversos fatores que os diferenciam. Testei o monitor AOC LED 3D de 23 polegadas e nas próximas linhas conto como foi a experiência.

Design

O visual do monitor chama a atenção, ele é elegante e fica bem em praticamente qualquer espaço. A base é de plástico, mas a cor prateada acaba dando um acabamento mais refinado. As laterais e a traseira também são construídas em plástico, mas na cor preta. As bordas da tela são finas, mais do que o comum, mas não se engane: as imagens de divulgação são exageradas.
AOC-D2369VHBS (5)
Na parte inferior direita estão os botões de controle do monitor, podemos selecionar a entrada de vídeo, a função de imagem (2D ou o tipo de 3D), controlar o volume, ir até o menu de configurações ou ligar/desligar. A base não parece muito firme, ao apertar esses botões o monitor balança com muita facilidade, mas isso não ocorre ao incliná-lo. Na parte traseira existem furos para fixação em paredes e painéis.

Fotos

Imagem e Som

A AOC utiliza no D2369VH/BS um painel LCD IPS com retro iluminação LED. Para quem gosta de especificações, aqui vão algumas: o contraste dinâmico é de 20.000.000:1 enquanto o brilho chega a 250 cd/m². Os ângulos de visão, tanto horizontal quanto vertical atingem 178°, que é o padrão dos monitores topo de linha.

Na prática, ele apresenta cores vivas, bom nível de contraste e imagens fluidas. Um dos problemas que observei foi o fato do painel ser brilhoso, isso significa que você verá reflexos se alguma luz bater na tela. No meu caso, o monitor recebia luz direta da janela e incomodava ao assistir vídeos ou visitar páginas escuras.

A maioria dos monitores não possuem boa qualidade de som e não me surpreendeu o D2369VH/BS falhar nesse quesito. O volume é bom, alto o bastante, mas a experiência no geral é ruim, perde-se muitos detalhes. O ideal é sempre contar com as caixinhas de som para auxiliar, dá para conectá-las diretamente ao monitor. Ele conta com entrada para alto-falantes, uma conexão Analógico (RGB) e duas HDMI (Digital).

Opções de Configurações

O monitor possui um menu de configurações simples, apesar de não haver explicação para cada função no próprio menu. Os ajustes de imagem são aqueles de sempre: opções para contraste, brilho e economia de energia (que apenas diminui o brilho). O D2369VH/BS possui também o DCR (Dynamic Contrast Ratio), que torna as imagens mais vivas. Uma outra opção interessante é o Clear Vision, que altera a nitidez da imagem. Já o DCB-Picture Boost permite que você realce apenas determinada área do monitor, aplicando configurações diferentes. Para completar há um temporizador para desligar após um período de 1 a 24 horas de uso.

Para os usuários do Windows, a AOC oferece um driver que dá um maior controle sobre sua área de trabalho. A partir desse software você pode configurá-lo para dividir seu desktop em várias telas diferentes.

3D

O 3D encarece o produto, mas para quem está procurando um monitor com essa característica, a AOC entrega uma boa experiência. Como de costume, a conversão de 2D para 3D não costuma ser efetiva, as imagens nunca apresentam profundidade o suficiente. O ideal é consumir conteúdos específicos para a tecnologia. Me senti confortável assistindo filmes 3D a uma distância curta do monitor, em alguns outros modelos é necessário uma distância maior para aproveitar os efeitos.

O monitor vem com apenas um par de óculos.

Pontos Positivos

Design, monitor muito bonito
Imagem, cores vivas e nitidez
3D, experiência agradável

Pontos Negativos

Som, baixa qualidade
Reflexos aparecem com facilidade

Conclusão

Se você está procurando um monitor bonito e com função 3D, essa é uma boa opção. O AOC D2369VH/BS peca em alguns pontos, como o som e os reflexos na tela, mas que podem ser contornados. O preço sugerido de R$ 750,00 chama a atenção pelo fato de outros modelos com o mesmo tamanho e com a função 3D serem mais caros. Apesar das várias opções disponíveis no mercado, ele se destaca por entregar uma boa experiência a um preço razoável.