A LG ainda não ocupa um lugar de destaque no mercado de smartphones, ela conta hoje com dois dispositivos top de linha. Um deles é o Nexus 4 que é produzido em parceria com a Google e que já fizemos o review. O outro é o aparelho que a companhia mais dá atenção, o LG Optimus G é mais um produto da "linha Premium" da empresa, insistiram bastante nesse aspecto no evento de apresentação da linha deles para o ano.

E ele realmente passa o aspecto de ser elegante, assim como o Nexus 4, aliás em design os dois aparelhos se assemelham em algumas coisas, como a traseira de vidro (a traseira do Optimus G não possui o efeito holográfico) e a parte metálica nas bordas. Particularmente acho o Nexus 4 mais bonito, apesar de toda a beleza do outro dispositivo.

Especificações Técnicas

O LG Optimus G possui tela True HD-IPS + LCD de 4.7 polegadas com resolução de 768 x 1280 pixels, processador quad-core 1.5 GHz Krait, 2GB de memória RAM, GPU Adreno 320, câmera traseira de 13 megapixels com flash LED, 32 GB de espaço para armazenamento interno, bateria de 2100 mAh. As dimensões dele são 131.9 x 68.9 x 8.5 mm e pesa 145 gramas, o aparelho ainda conta com conectividade 4G. Ele roda Android 4.1.2 Jelly Bean e é bem provável que receba updates para as próximas versões.

O aparelho dá uma sensação de ser bem leve e tem uma pegada bacana, principalmente pela traseira ser de vidro. Definitivamente você não sente aquela decepção de ter pago caríssimo num celular e estar segurando plástico. Além disso, ele encaixa bem na mão e mesmo sendo grande não será tão difícil manuseá-lo com apenas uma mão para determinadas tarefas.

Imagens do Aparelho

Câmera

A câmera do aparelho, apesar dos 13 megapixels, não é tudo isso. Vocês já devem saber que o número de megapixels não significam muita coisa, uma prova disso é as fotos tiradas com o Motorola Razr D1 que trazem uma qualidade satisfatória mesmo com 5 megapixels e também do Nokia Lumia 920, que mesmo com o sensor de 8 megapixels, consegue tirar fotos incríveis graças ao seu sensor.

Mesmo em boas condições de iluminação natural o aparelho tirou fotos que estão "na média" até mesmo de outros aparelhos mais baratos como o Galaxy S III Mini, ou até mesmo o Razr D1 que já citei ali em cima. O foco automático do celular desaponta de vez em quando e é sempre bom verificar após tirar a foto se ela ficou como você esperava. Em condições mais baixas de luminosidade, como você já pode esperar, a qualidade das fotos é insatisfatória. As fotos tiradas em HDR melhoram um pouco a qualidade geral.

Me decepcionei bastante com a câmera, principalmente pelo fato de destacarem os treze megapixels, que no final, não fazem a mínima diferença.

Bateria

SS-Optimus-G (2)O Optimus G também peca um tanto na bateria, infelizmente. Em um dia de uso intenso o aparelho me deixou na mão, apenar com o uso do 3G, já que infelizmente não pude usar de um dos recursos mais interessantes do dispositivo, que é a conectividade LTE 4G, depois de 7 horas de uso mais pesado ele já estava com apenas 20% de bateria. Em dias mais tranquilos, onde procurei não usar tanto o 3G a bateria dele chegou a durar 13 horas, bem abaixo da média oferecida pelos maiores concorrentes. Um ponto interessante dele, é que ao esquentar mais, automaticamente ele diminui o brilho da tela, evitando o consumo excessivo e o superaquecimento, apesar de válido, pode ser irritante para alguns usuários.

Desempenho geral e sistema

O aparelho além de ter um belíssimo design, possui uma tela com boa resolução e cores bem vivas, mesmo de baixo do sol é possível visualizar o conteúdo da tela sem nenhum problema. Além disso, o processador quad-core do aparelho faz bonito, assim como esperava. Achei o desempenho dele bem semelhante ao do Nexus 4, porém nos testes de benchmark que realizei pelo Quadrant ele obteve 7699 pontos, enquanto o Nexus ficou com 4800 pontos. Claro que são apenas números que nem sempre significam um real desempenho, mas ainda assim o Optimus G leva uma grande vantagem e é bem fluído, dá gosto de mexer no aparelho.
A tela de bloqueio dele apresenta um efeito padrão bem bacana, ao desbloquear vai se abrindo uma gora até chegarmos a tela inicial dele. Podemos desativar o recurso ou mudar a animação. O sistema dele é modificado com a interface própria da LG, particularmente não gostei do visual, os ícones são bem quadrados, o layout das mensagens SMS não são bonitos, apesar de existirem vários temas disponíveis. Até a fonte padrão do Android foi substituída. Felizmente esses são problemas que podemos resolver ao instalar um launcher.

Entretanto uma modificação bem vinda fica na barra de notificações, ao abri-la veremos algumas configurações rápidas, como ativar e desativar o pacote de daos, Wi-Fi, NFC, Bluetooth, entre tantos outros que você pode selecionar a ordem. A primeira função exibida nessa barra é o QuickMemo, que permite que você faça anotações usando a caneta stylus que acompanha o aparelho. Ainda na barra de notificações temos os aplicativos QSlide, que são aplicativos básicos como o navegador, reprodutor de vídeos, notas, calendário e calculadora que abrem numa espécie de pop-up, você pode definir a transparência e posição deles na tela, o objetivo é poder executar algumas tarefas sem sair do app em que você está. Por último temos o controle do brilho na barra de notificações. A única desvantagem aqui é que perdemos um bom espaço da barra de notificações.

O Google Now também está presente no Optimus G, assim como em todos os aparelhos com Jelly Bean, porém aqui achei que ele ficou um tanto quanto escondido. Você pode acessá-lo através do menu multitarefa, que é ativado quando você aperta e segura o botão "Home", um pequeno ícone com a logo da Google será exibido na parte inferior.

O reprodutor de áudio dele funciona muito bem e tem uma interface agradável, através dele você pode rapidamente pesquisar pelo clipe da música no YouTube, além de poder ativar o recurso Dolby Mobile (só funciona quando conectado aos fones de ouvido), os alto-falante são altos e não distorcem o som. Aproveitando, os fones de ouvido do Optimus G, chamados QuadBeats, possui um visual bem bacana e dá a impressão de ser um baita fone, e a qualidade é boa, mas o som não me pareceu tão confortável quanto outros fones que já testei, não é exatamente um ponto negativo, porém pela aparência você espera mais dele.

O teclado nativo não me agradou, logo que comecei a usar tratei de instalar o SwiftKey Flow, o navegador padrão também não é muito interessante, mas o Chrome já vem instalado junto como uma ótima opção, existem vários jogos (para testes) e aplicativos pré-instalados no dispositivo, grande parte deles bem inútil, um exemplo é o app do Orkut.

Preço

O preço sugerido do Optimus G é alto, ele custa R$ 1.999,00, mas ainda assim é possível encontrá-lo por um preço mais interessante pagando a vista no boleto, entre R$ 1.650,00 a 1.750,00, isto é, em grandes lojas.

Pontos Positivos

Tela muito bonita e com cores vivas
Desempenho ótimo, um dos aparelhos mais rápidos atualmente
Design, belíssimo aparelho

Pontos Negativos

Bateria, dura pouco
Câmera, tira fotos com qualidade abaixo do esperado
Sistema, com muitas customizações desnecessárias

Conclusão e Notas

O LG Optimus G é um aparelho que impressiona em alguns pontos como a tela, o design, armazenamento intero e o desempenho, porém peca em alguns pontos onde smartphone nenhum pode falhar, como a câmera e a bateria. Além disso, ele foi lançado um pouco atrasado por aqui, o dispositivo foi lançado agosto de 2012, apenas 8 meses depois que ele chegou ao Brasil, ainda assim com um preço bem elevado. O grande problema é que a própria LG possui um aparelho a altura, o Nexus 4 que custa 500 reais a menos, possui Android puro e só perde por não ter conexão 4G e apenas 16 GB para armazenamento interno, como escrevi em meu review é um dos melhores aparelhos que já usei e possui um ótimo custo-benefício.

Existem outros concorrentes fortes, como o Samsung Galaxy S4 com todo o seu poder de processamento e o Lumia 920 com a vantagem da elevada qualidade das fotos capturadas com sua câmera. No momento eu não recomendaria a aquisição do aparelho.

Câmera = Nota 7
Bateria = Nota 6
Velocidade = Nota 10
Sistema = Nota 7
Preço = Nota 7

Avaliação = Nota 7,2 de 10.