O iPad 2 é sem nenhuma dúvida o tablet mais popular, tanto do mercado quanto da mídia... Enfim, as características dele agrada bastante, no design, na tela, no hardware e no software. Ele é fino, leve e rápido, assim como o próprio anuncio da Apple diz no site oficial... Ele roda o iOS 4, sistema da Apple para seus tablets e smartphones, além do iPod Touch, a AppStore tem uma variedade enorme de apps e jogos, o meu iPad já está com pouco espaço já.

Logo mais deveremos ter o update para o iOS 5 que deve trazer muitas melhorias, algumas eu até citei no vídeo acima e você pode ver todas aqui nesse post. Continuando, o iPad 2 é um aparelho fantástico, em questão da produtividade não é lá essas coisas, fica bem difícil de produzir nele, mas consumir conteúdo, ler, ver vídeos e se divertir com games ele é perfeito. A ausência do Flash não faz diferença nenhuma, até porque logo mais todas as páginas irão substitui-lo para o HTML 5, não tenho nenhuma dúvida disso...

A versão que analisamos foi a de 16 GB, Wifi only, eu não necessito do 3G nele pois não é algo que levarei para a rua e todos os lugares onde eu for, e quando eu sair com ele terei certeza que terei conexão sem fio por lá...

Especificações técnicas

Vamos falar do lado mais técnico dele, tela de 9.7 polegadas, 1024x768 pixels de resolução que apesar de parecer baixa é de alta qualidade, ultrafino, 8,8 mm de espessura, na versão WiFi ele pesa 601 gramas, é possível comprar nas versões de 16, 32 e 64 GB de armazenamento interno. Além disso você também pode escolher entre as cores branco e preto. Processador dual-core A5 de 1GHz, muito rápido, você consegue alternar entre as tarefas, jogar, sair do game e ir para qualquer aplicativo em segundos, para acompanhar o processador temos 512MB de memória RAM, apesar de ser menos do que seus principais concorrentes não faz a menor diferença, continua a ser um dos melhores tablets do mercado. Ele possui duas câmeras, as duas VGA, mesmo assim grava em 720p, mas isso não quer dizer nada, a câmera continua a ser ruim. Ele tem também o acelerômetro, giroscópio e compasso (?).

Como falei no vídeo o Android Honeycomb ainda não está muito "pronto" para os tablets, muitas brechas e bugs devem ser corrigidos, otimizações no desempenho também... Não é a questão do hardware no momento e sim do software que deve ser melhorado nas próximas atualizações e principalmente com a chegada do Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

Imagens do aparelho

Câmera

Como disse acima e no vídeo a câmera dele é péssima, não chega a ter nem 1 píxel, os concorrentes dão uma surra nele nesse quesito, mas é aquela coisa também, você não vai sair por aí tirando fotos com um tablet, mas mesmo assim a Apple poderia ter caprichado mais nessa parte, com certeza deixou para o iPad 3... Enfim, a traseira não tem flash, não tem nada, abaixo algumas fotos que tirei que ficaram horríveis.

Bateria

Segundo a Apple a bateria dele dura 10 horas em uso constante do WiFi, não cheguei a contar no relógio o tempo certinho, até porque não consegui ficar 10 horas seguidas usando-o... Claro que se você for jogar ela irá durar menos e se você só navegar na internet com algumas pausas a bateria pode durar até dois dias sem nenhuma recarga. Ela me agradou, não me deixou na mão e carrega até rápido, você pode deixar ele carregando enquanto dorme no dia seguinte ele estará pronto para mais um ou dois dias de uso regular.

Desempenho

O desempenho dele é ótimo, como já disse você consegue alternar entre aplicativos, jogos, tudo rapidamente, para vocês terem uma ideia ele nunca travou comigo, mesmo estando com muitos apps, entre eles jogos como Backstab e Infinity Blade. O carregamento dos aplicativos em geral e dos jogos (falo tanto dos jogos pois são eles que "mandam" no desempenho, grandes gastadores de bateria e processamento) são rápidos, nunca fiquei esperando mais de 30 segundos para algo carregar nele, a não ser páginas da web, mas aí é culpa da minha internet.

Navegação

Navegar no iPad é bem fácil, não gosto muito do Safari para essa tarefa, já que para mudar as janelas abertas não é tão fácil quanto no Opera ou no iChromy por exemplo... Mas no geral é rápido e fácil, os vídeos do YouTube já aparecem nas páginas e você pode assisti-los ali mesmo, sem sair do navegador e ir ao app do YouTube para isso. Até agora nenhuma página ficou quebrada nele, também não tentei acessar algo totalmente em Flash para testar pois já sabia que não iria funcionar.

Não estamos falando apenas na navegação web aqui, a navegação pelos aplicativos e pelo sistema deve ser citada. Para mudar de app é bem fácil e rápido, apenas dando dois "cliques" no botão da home que irá aparecer os aplicativos abertos, isso é algo que deve mudar com o iOS 5 e seu sistema de gestos. Na navegação pelo sistema, configurações, fica tudo muito claro e fácil, evidente que o iOS foi pensado naqueles que não entendem tanto de tecnologia assim, a interface dele é bem bonita, clara e objetiva.

Apps

Não tenho muito o que comentar sobre os aplicativos do iPad, mas posso dizer que em breve publicaremos um post com os apps essenciais e os jogos mais legais para o tablet da Apple. A AppStore tem muitos aplicativos, para todos os tipos de funções, infelizmente os mais legais e melhores são pagos, mas nada que passe dos 10 dólares, em sua maioria os apps custam de 1 a 5 dólares.

Pontos Positivos

Apps e sistema, uma variedade enorme de aplicativos e jogos, além do sistema que é muito bem otimizado.
Velocidade, ele é muito veloz, tanto no carregamento de games como na navegação normal.
Design, é um aparelho muito bonito, leve e fino.
Bateria, muita gente fala que ela não dura as 10 horas prometidas pela Apple, o que é verdade, mas outros tablets não conseguem chegar a algo semelhante

Pontos Negativos

Câmera, resolução baixíssima nas duas câmeras
Preço, ele é muito caro, apesar de valer a compra, não só ele mas tudo que é eletrônico no Brasil custa muito.

Conclusão

O iPad 2 é um tablet e tanto, é algo que podemos aproveitar ao máximo, como disse não é algo muito bom para a produção de conteúdos, mas você tem uma extrema agilidade no consumo de conteúdo, ler e se divertir. Não é qualquer um que pode gastar R$ 1,600 ou mais em um desses, mas se puder, vale o "investimento".


Até agora nenhum outro tablet consegue chegar ao mesmo nível de desempenho do iPad 2, ele tem especificações até mesmo inferiores aos seus concorrentes mas o sistema é muito melhor otimizado do que o Android Honeycomb, claro que daqui a alguns meses podemos perceber algumas diferenças... São poucos os pontos fracos dele.

iPad 2 | Comprar