Logo após o Instagram desativar completamente a exibição de fotos no Twitter, o microblog anunciou sua própria ferramenta de filtros para as fotos. A novidade já está presente nos aplicativos do iOS e do Android, o update já foi lançado basta ir ao Google Play ou à AppStore e atualizar.

Ao enviar uma foto você já poderá escolher um filtro. Por enquanto não é possível aplicar filtros a partir das fotos enviadas via web, e nem sabemos se a companhia tem esse interesse. São oito filtros diferentes e como já era de se esperar, ainda não é tão completo quanto o "concorrente" Instagram.

O novo recurso do Twitter é interessante, porém um tanto quanto desnecessário. O Instagram possui ainda muitas vantagens, incluindo a possibilidade de postar simultaneamente as fotos em várias redes sociais, incluindo o Facebook, o próprio Twitter, Flickr e Tumblr.


Se a intenção do microblog é tirar um pouco do mercado do Instagram, é bem possível que seja em vão, de qualquer maneira, quero ver quantos serão os usuários que irão aderir a nova ferramente e continuá-la usando continuamente. A retirada da visualização das fotos do Instagram no Twitter foi estratégica, já que o Facebook começou uma grande reformulação depois da aquisição e criou a interface web, com o conteúdo não podendo ser exibido nas páginas do próprio Twitter o usuário terá que clicar no link e ir até a página, contando um view por lá e atraindo a visualização do resto do perfil, bem como o registro de novos usuários.

Informações | Twitter