google +1
Um novo serviço do Google, o "+1" entrou hoje no ar, ele já havia sido comentado outras vezes por aí, foram diversos rumores sobre o que ele seria e o que faria, praticamente tudo era mentira.

O Google +1 funciona nas buscas, quando você pesquisa algo aparece um botãozinho para clicar, dessa maneira você "favorita" o resultado, é como um botão de "Curtir". O sistema só está disponível no Google.com (como sempre) e se você quer usá-lo deve ativar no Google Experimental. O Google diz que com o +1 os resultados terão um selo de aprovação e mais relvância entre os amigos, quanto mais +1's alguém conseguir significa que o seu site é mais interessante.

O bom de tudo isso é que ele é Social, ou seja, seus amigos podem ver o que você gosta podendo filtrar melhor o conteúdo postado na internet, tornando-os mais relevantes. Isso ainda não afeta nos posicionamentos dos sistes nas buscas, mas pode ser que o Google incorpore e comece a rankear colocando esse ponto como mais um dos fatores de avaliação. Os amigos que poderão ver o que você "curte" são os do Google Contact que vêm de vários produtos do Google, mais notavelmente do Gmail, Buzz e Reader.

Webmasters poderão colocar um botãozinho, assim como o do Tweet e do Curtir, para o Google +1, o que faz com que a ideia fique ainda mais interessante, porém vai demorar um pouco para eles liberarem o serviço para todos. Além disso, os anúncios do AdWords também irão receber o botãozinho do Google.

Veja o vídeo explicativo (em inglês):