so.cl
Há um tempo vem rolando um rumor de que a Microsoft poderia lançar uma rede social, e aqui está ela. Mas ainda está fechada para testes. Ao que parece essa "rede social" é um pouco mais diferente das outras, claro que cada uma (Twitter, Google+ e Facebook) tem um propósito diferente, mas ainda assim são bem parecidas na questão conteúdo.

Já a So.cl (lê-se social, em inglês) parece se focar em conteúdo para estudantes, ela é completamente integrada ao Bing e quer que se descobra e aprenda novas coisas por lá. O conceito ainda está meio confuso, praticamente ninguém tem acesso ainda. No post do blog da Microsoft diz "So.cl Gives Students a New Way to Learn", ou seja, uma nova forma para aprender, mas como assim?

O serviço foi desenvolvido pela FUSE Labs, um braço de pesquisa da Microsoft bem interessante. O vídeo da página inicial do site não explica muita coisa, parece que o propósito é compartilhar basicamente todas as pesquisas que você faz dentro dele, proporcionando descobertas aos usuários que te seguem, ou seus amigos, dependendo de como funciona as coisas por lá.
rich-post-socl
Ficou bem claro que o público alvo são os estudantes, não apenas as pessoas como faz o Google+ e o Facebook. A rede social está em fase de testes e fechada por enquanto para os estudantes de três faculdades dos Estados Unidos: Universidade de Nova Iorque, Universidade de Washington e Universidade de Syracuse. Por enquanto não há previsão de quanto ela estará disponível para todo mundo.

Dependendo de como isso andar, pode mudar a maneira de se estudar, pelo menos lá fora, já que no Brasil as coisas continuam sempre do mesmo jeito. É muito interessante a ideia de compartilhar as pesquisas que você faz com seus colegas, proporcionando novos conhecimentos, mas tem que ver como a Microsoft vai filtrar certas buscas que não tenham nada a ver com conhecimento, né?

Informações | Microsoft Research