Redes sociais e serviços voltados para filmes existem de monte, dos mais famosos podemos citar o IMDb que é de longe o mais usado, GetGlue que ganhou um destaque no ano passado, I Check Movies, entre outros brasileiros como o Adoro Cinema. Nenhum deles chega perto do Letterboxd, principalmente pelas funcionalidades e pelo visual atrativo da rede social.

Conheci o serviço após ler o post do Brainstorm 9, logo pedi um convite e em uma semana ele chegou ao meu e-mail. Sim, precisa de convite por enquanto, mas é só cadastrar o seu endereço de e-mail e o código para o acesso chega em pouco tempo, e após o cadastro você possui três convites para mandar para quem quiser.

Ao entrar pela primeira vez no Letterboxd você irá completar o seu perfil e selecionará seus quatro filmes preferidos, uma tarefa bem simples, você pode escolher ainda integrar a sua conta com o Twitter e o Facebook. Depois disso é só sair dando uma olhada nas páginas (que são belíssimas), ao entrar em uma página sobre um filme você pode marcar que já o assistiu, se lembrar da data pode selecionar também, dar uma nota ao filme e fazer uma análise dele, caso ainda não tenha assistido, pode adicioná-lo a sua "Watchlist". É possível ainda ver as análises de outros usuários sobre os filmes e as notas que deram pra ele.
letterboxd-activity
As informações sobre o filme (sinopse, elenco, entre outros) são fornecidas pelo TMDb e pelo IMDb, existem links para fazer a compra do filme pelo iTunes ou pela Amazon, se quiser assistir o trailer direto da página, clique em "Play the trailer" e ele estará lá. Tudo funciona muito bem para a maioria dos filmes, são poucos que o trailer aparece incorretamente.

Senti falta de um aplicativo para iOS e Android, infelizmente o serviço ainda não tem, ao contrário do IMDb. Mas existe a versão otimizada para dispositivos móveis que também funciona bem, então se quiser adicionar algum filme a sua watchlist e não está perto de um computador, só acessar pelo navegador do celular e tudo resolvido.

O aspecto social do serviço vai além da integração entre o Facebook e o Twitter, você segue quem quiser e as pessoas podem seguir você e acompanhar suas atividades, o que assistiu, as notas que deu e as análises que escreveu. Dá para descobrir muita coisa nova por lá seguindo alguns perfis populares.

A rede social se importa com os usuários, eles não parecem tão ansiosos para fazerem dinheiro e não colocaram publicidade em todo o site. Os links para compra do filme na iTunes ou na Amazon levam a referência e eles ganham comissão a cada venda. Nada de banners intrusivos na cara dos usuários.

Manter uma lista do que você já assistiu, classificar os filmes por notas e marcar quais são os filmes que você quer assistir é muito divertido, e o melhor, é simples. Uma das seções mais legais é o "Diary", que mantém um registro dos filmes que assistiu classificando por datas.
letterboxd-film
As listas são bem interessantes, dá para fazer a sua própria lista ou visualizar as listas que outros usuários criaram, existem algumas bacanas como os melhores ou piores filmes de cada gênero. E se você entrar em uma lista, baseando-se naquilo que você já marcou como assistido ele dá uma porcentagem do quanto falta para assistir todos os filmes daquela lista, sempre podemos descobrir coisas novas.

O "The Year in Review" que eles preparam ficou sensacional, várias estatísticas sobre os filmes lançados no ano passado.

O Letterboxd é uma rede social fantástica para quem curte filmes, a ideia de manter um registro do que eu já assisti, fazer listas, compartilhar minhas opiniões sobre cada obra e manter uma lista do que pretendo assistir me agrada muito.

Para quem quiser entrar na rede social, fica a dica: vasculhe por todo o site, encontrará muita coisa bacana.