Desde que o Instagram anunciou as mudanças em sua política de privacidade diversos usuários começaram a reclamar e protestar sobre o que ela dizia. No entendimento da maioria, com os novos termos eles poderiam utilizar as fotos como bem entendessem, inclusive utilizá-las comercialmente. Mas calma, o Instagram e nem o Facebook irão vender suas fotos.

Não precisa colocar marca d'água em suas imagens, nem mesmo sair do serviço. Com todo o buzz gerado o cofundador do Instagram, Kevin Systrom, publicou uma nota explicando vários pontos e pediu desculpas pela linguagem utilizada que gerou toda essa confusão.

"Para sermos claros: não é nossa intenção vender suas fotos”

Toda essa mudança na política de privacidade é graças a aquisição do Facebook e também tem a ver com o interesse deles de monetizarem a rede social de fotos. De acordo com os novos termos, eles poderão utilizar as fotos que você publica e curte para oferecer uma publicidade melhor contextualizada, com base em seus interesses principais.

To provide context, we envision a future where both users and brands alike may promote their photos & accounts to increase engagement and to build a more meaningful following. Let’s say a business wanted to promote their account to gain more followers and Instagram was able to feature them in some way.

Vale a pena ler o post completo postado para entender melhor todas as mudanças. Por enquanto, elas não afetam diretamente a maneira como usamos o Instagram desde sempre, ele continuará como é.

E se você ficou meio incerto sobre as novas regras e pretende sair do Instagram, recomendo que leia as termos do Facebook também, e caso não goste saia de lá também, vale lembrar que eles possuem a mesma direção.

Fica a dica também para que da próxima vez, possamos ler com mais atenção e tentar entender melhor o que a empresa quer dizer, vários usuários começaram a espalhar a notícia de que a companhia poderia vender as fotos, mas os termos não são tão confusos assim, inclusive o pessoal do The Verge fez um post explicando a situação antes mesmo da nota ser publicada.

Privacidade ainda é um assunto bem complexo na web e apesar de todas as políticas e termos, nós estamos e sempre estaremos muito expostos.