facebook-subscribeSe Twitter e Google+ permitem que os usuários recebam atualizações de outras pessoas sem necessidade de tê-los adicionados como amigo (embora o Google+ seja por meio de círculos de pessoas), por que o Facebook ficaria pra trás? Fato é que nesta quarta (14), a gigante rede social lançou um novo botão, o Subscribe.

O botão possibilita que você receba as atualizações de outras pessoas sem que seja necessário ter que adicioná-las. A nova funcionalidade estará diponível para todos, bastando você escolher participar nesta página.

Assim que for ativada, você poderá definir a quantidade de posts que que as pessoas que assinarem seu perfil, irão receber, podendo ser todos ou só os considerados importantes, como por exemplo, uma mudança no estado de relacionamento, novas fotos, novos jogos e muito mais. Você também pode permitir ou não comentários nas suas atualizações.

Me pareceu uma ótima ideia, já que o queremos realmente numa rede social é interagir e compartilhar idéias. E por tornar isto algo opcional, o Facebook pode se ver livre do passado obscuro na questão de sua política de privacidade, que foi duramente criticado. As assinaturas só vão contar com as atualizações marcados como público, podendo ser decidido o que vai ser compartilhado ou não.