Faz cerca de três meses que o Facebook vinha testando internamente uma versão do Messenger, recurso que permite o recebimento e envio de mensagens instantâneas entre os membros da rede social, para computadores. Após esse período de testes internos, a empresa finalmente divulgou hoje uma versão de testes do aplicativo liberada ao público, que inicialmente é compatível apenas com o Windows 7.
Através do aplicativo os usuários da rede social podem enviar e receber mensagens dos seus amigos e, além disso, a aplicação reúne as últimas atualizações dos seus contatos em uma espécie de “timeline” e exibe todas as suas notificações. A interface é estritamente semelhante ao bate papo do Facebook, inclusive no canto inferior direito da janela principal há um botão que fixa a aplicação no canto direito da tela do usuário.

Infelizmente, essa versão do Messenger do Facebook para Windows ainda não oferece suporte ao bate papo por vídeo e conversas em grupo, vale lembrar que o aplicativo ainda está passando pela fase de testes e isso não é nada que uma pequena atualização não resolva.

A interface minimalista da aplicação, especialmente das janelas de conversação, me agradou bastante. Ela proporciona a mesma experiência de conversar no site sem necessariamente precisar abri-lo. Diria que é ideal para aqueles usuários que utilizam o Facebook mais para conversar com os amigos, como eu, por exemplo.

Ah, e em hipótese alguma recomendo que você mantenha o aplicativo no canto direito da sua tela. Naturalmente, isso vale apenas se você quiser manter a sua produtividade. Afinal, se uma aba já atrapalha...

Se você quiser testar o aplicativo de antemão, basta selecionar este link e você será diretamente direcionado ao download. O programa é leve e sua instalação não demora, e também vale destacar que a aplicação está em versão de testes e ainda apresenta diversos bugs, por isso é importante que você envie seu feedback e/ou reporte eventuais problemas aos Facebook.