Windows_Phone_7
O Windows Phone 7 está longe dos seus concorrentes quando estamos falando em marketshare, mas aos poucos ele está ganhando a atenção dos consumidores, principalmente depois que a Nokia começou a produzir aparelhos com o sistema. Aliás, meu primeiro contato com o sistema da Microsoft está sendo com um Lumia 710, recebi ele para testes na semana passada.

A experiência de uso até agora está sendo espetacular (e olhem que nem é um aparelho top de linha), principalmente pelo fato de eu sempre ter gostado de coisas novas, como já uso o Android e o iOS há um bom tempo, tudo é novo e diferente. Não farei um review do sistema aqui, quero apenas contar como é começar a usar um smartphone com WP7, na visão de quem já conhece os outros sistemas.

Começando pelos elogios...

O sistema inteiro é muito veloz, leve em conta que nenhum dos aparelhos possui processador dual-core, mesmo assim ele se sai melhor do que seus concorrentes. As animações, o visual, tudo é muito bonito nele, e tudo isso faz com que ele se pareça mais rápido ainda.

A tela inicial agrada muito, até mesmo pelo fato de não ter os famosos ícones, presentes no Android e no iOS. O design dos aplicativos também são bem agradáveis, todos eles funcionam na horizontal, você move seu dedo para o lado e navega pelos recursos, tudo com a interface Metro.

Um dos pontos mais positivos do sistema é a facilidade de uso. Qualquer pessoa consegue usá-lo, aqueles que já estão familiarizados com outros sistemas e aqueles que nunca tiveram um smartphone.

Agora, alguns defeitos

Foram poucas as coisas que eu não gostei, e esses problemas devem ser corrigidos com o tempo, são coisas normais de uma plataforma que ainda está no início. A falta de alguns aplicativos realmente é um ponto fraco que pode fazer muitos consumidores desistirem de um aparelho com Windows Phone. Os apps essenciais estão lá no Marketplace, mas muita coisa interessante que temos nos outros sistemas fazem falta, além disso, muitos aplicativos precisam de algumas melhorias, um exemplo é o aplicativo do Twitter, que no Android e no iOS são muito superiores, aqui ele é mais lento e faltam alguns recursos.

Senti falta também de um sistema de notificações mais eficiente. Não há nenhum som ou notificações push para novas mentions ou DMs no Twitter, novos pedidos de amizade no Facebook ou coisas do tipo. Há um recurso no sistema onde você conecta todas as suas contas e lá há as notificações de novas interações, porém não é tão bom quanto nos concorrentes, infelizmente.

Concluindo

Como eu já havia dito, é um sistema novo, há muita coisa para ser aprimorada, mas certamente já pode ser considerado uma boa opção para quem gosta das coisas rápidas e simples. Digamos que, o Windows Phone 7 une a boa usabilidade do iOS com a diversidade de aparelhos e preços do Android e ainda com um visual completamente diferente.

Ainda não testei tudo o que eu quero testar no sistema, preciso analisar outros pontos, contei aqui o que eu gostei e não gostei de início, falarei mais sobre o Windows Phone 7 em outros posts e no review do Lumia 710! :)