No dia 16 de setembro comprei meu MacBook Air e, nesse post, vou falar para vocês as vantagens e desvantagens dessa maravilha. Muitas pessoas têm “preconceito” com produtos da Apple, pois no Brasil há o costume de usar o Windows e por ser um S.O diferente que não possui compatibilidade com todos os programas utilizados. O Messenger do Mac, por exemplo, é muito fraco e apenas de uns meses pra cá que houve uma atualização para videoconferência. Mas será que demora muito para desacostumar com o Windows e começar a AMAR o Mac OS X?

Amor à primeira vista, foi o que eu senti ao abrir a caixa. Alias é um processo muito fácil e essa era uma das principais preocupações de Steve Jobs, só é preciso tirar o plástico que fica em volta da caixa, abrir, retirar o produto e ligar – já vem com uma pré-carga. Ao ligar você precisa configurar para o primeiro uso e depois é só descobrir as novas ferramentas existentes nesse excelente computador, tanto por dentro como por fora!

Ao ligar o MBA (vamos chamar assim) já é notável a rapidez do boot, que dura cerca de 4 segundos. Mas por que dura só isso sendo que meu PC leva de 15 a 20 segundos para iniciar o sistema operacional? É porque o MBA possui uma tecnologia, que fica no lugar do HDD (Hard Drive Disc), o SSD (Solid State Drive) e isso faz com que o computador em geral fique extremamente mais rápido.

Vou deixar um video de comparação entre o HDD e o SSD:

Eu tenho só uma reclamação acerca do SSD, o espaço de armazenamento é muito pequeno. No meu caso é só de 64GB.

O teclado do MBA é muito bom, e olha que a minha versão é a de 11 polegadas. Ele é relativamente pequeno e as minhas mãos são grandes. Ao usar o netbook da minha mãe eu sentia um desconforto ao digitar, já no MBA não. Além das teclas serem muito macias, elas são separadas e grandes o bastante para o usuário não apertar duas teclas simultaneamente. Tem também a luminosidade no teclado, algo que é realmente muito legal. Não é necessário, mas é bem legal e deixa muito bonito esteticamente.

A facilidade de mexer no trackpad é incrível. É impossível de dar “MissClick”, pois é necessário pressionar o trackpad e não só encostar como na maioria dos notebooks. É possível fazer praticamente tudo no trackpad, desde mover o cursor até rotacionar uma foto, é só mudar o gesto.

Muitas pessoas reclamam do preço dos produtos da Apple, porém nunca pararam pra pensar que ao comprar um PC ou ele vem sem a mídia para instalar o Windows ou é gasto até 600 reais na compra de um sistema operacional. O Lion tem o preço de 30 dólares e é único. Ou seja, você paga um pouco mais caro ao comprar o hardware, mas depois os softwares são extremamente baratos. Outro exemplo é o iWork (Software equivalente do Office), que também custa 30 dólares. Qual o preço do Office mesmo?

A bateria do MBA é a melhor que EU já vi, estou a mais ou menos 2 horas e meia escrevendo esse texto, sem estar ligado na fonte, e ainda tenho 50% de bateria. Vale destacar também que a bateria da maior parte, senão todos os produtos Apple, carregam mais rápido que dispositivos de outras marcas.

Como nem tudo é perfeito vou citar UMA das desvantagens que observei. Pelo fato de ser um notebook muito fino ele não possui muitas saídas de ar, o que eventualmente resulta em um “Super Aquecimento”. Não chega a superaquecer, só são ligadas as ventoinhas (Coolers) dele. Quando eu uso o MBA na cama o aquecimento excessivo acontece mais rapidamente.

Eu citei pouquissimas coisas relacionadas ao MBA, mas o texto já esta ficando muito grande eu vou parar por aqui. Caso necessário mais pra frente falo mais sobre. Sendo assim, eu dou uma nota de 0 a 10: 9.5. Mas sou “suspeito” para falar sobre, pois eu sou muito fã de todos os produtos da marca.