Hoje o Google fez um anúncio que preocupou muitos profissionais de SEO, e é lógico que tem a ver com o Google+! Não tem uma novidade do Google que não inclua a sua rede social que ainda não está do jeito que todo mundo quer, o Facebook apesar de estar em uma transformação de "conteúdo" não muito agradável continua a ser o líder desse mercado, porém aos poucos a gigante das buscas vai te empurrando até usar o G+, isso me faz lembrar esse vídeo aqui.

Desde que foi lançado o Google+ ele se integrou com as buscas, o botão +1 começou a ser usado em vários blogs mas ainda é raro ver um grande número de "+1s" em posts (gente, ele tá ali e é pra ser clicado :P), e quando você está logado e faz uma busca qualquer, se alguém deu "+1" em alguma página que está relacionada a aquela busca ele irá destacar aquilo pra você e a partir de agora essa integração estará mais presente, o objetivo é achar os melhores resultados para você.

Fotos do Picasa, posts do próprio Google+, +1s e tudo o que puder ser mostrado nos resultados de pesquisa do Google serão destacados, mas para isso acontecer, você deve usar o Google+ e circular pelo menos algumas pessoas. Uma pesquisa bem social. As buscas por pessoas e empresas também serão destacadas, como exemplo podemos pegar o tema "Música" caso você pesquise isso eles irão te dar resultados com páginas de artistas como Britney Spears, entre outros.
Personal Results
Mas como todo mundo sabe isso não torna a pesquisa do Google 100% eficaz, ainda haverão aqueles resultados completamente irrelevantes sobre determinado assunto, mas ele irá aparecer para você porque alguém compartilhou aquilo, porém nem tudo está perdido, haverá um botão onde você poderá ativar/desativar a pesquisa social.

E por que isso irá afetar os profissionais de SEO? Porque normalmente esses caras produzem conteúdo para os motores de busca, terão que deixar isso de lado e focar nas pessoas. Além disso, se um blog que está começando agora e não tiver público suficiente para clicar no botão +1 e assim ajudá-lo a ficar melhor posicionado no Google ele vai sofrer para conseguir crescer pelo menos um pouco. Nem todas as pessoas tem um círculo social tão grande de amigos para que esses amigos possam ajudá-lo a compartilhar o seus conteúdos.
People and Pages
Muita gente terá que rever as coisas e criar estratégias, certamente o link building e outros fatores da área de Search Engine Optimization não serão deixados de lado, mas as coisas irão mudar. É tão complexo como isso afetará TUDO, inclusive ganhos de pessoas que usam Adsense, e como o Jason Kincaid, do TechCrunch, disse isso pode vir a se integrar com o Docs, Gamil, Music, e todos os outros serviços da gigante. Uma coisa difícil (quase impossível), mas que pode acontecer: o Google dar o passo errado e o Bing pegar grande parte do mercado.

Por enquanto a novidade estará disponível para o Google in English, não afetará diretamente o Brasil, mas como sempre esse esqueminha deve chegar para nós também. Pode até ser bacana a busca mais social, porém temos que ver como os bloggers e as pessoas irão agir.

Mais informações | Google Blog