gadgets
A CES 2012 acabou há pouquíssimo tempo e em fevereiro teremos a Mobile World Congress que é uma das maiores feiras do mundo quando se trata de smartphones, tablets e gadgets portáteis em geral, o próprio nome do evento já diz tudo, lá o que reina é o "Mobile".

Pois então, até agora das coisas que vimos na CES eu não achei nada de tão interessante, principalmente quando falamos de celulares, sempre mais do mesmo, no máximo alguns MHz a mais no processador, uma tela com resolução melhor e nada de "OOOH". A grande novidade por lá foi o Windows Phone 7, um sistema diferente dos demais, porém ele já foi anunciado há um bom tempo e não é exatamente uma novidade.

Mas quais serão as próximas novidades para nossos gadgets em 2012? Quem irá inovar de fato e lançar algo que nunca foi visto antes? Será que vão deixar pra Apple de novo, que sinceramente não fez nada demais no iPhone 4S? Sim, o Siri é impressionante, mas não é uma novidade TÃO legal assim, principalmente por ter várias limitações, inclusive de linguagem e tal.

Tenho certeza que baterias capazes de durar muito mais serão anunciadas e essas serão muito bem vindas, é frustrante ter um aparelho que não aguenta passar 24 horas completas em uso normal com 3G, WiFi, música, navegação, etc. E pelo que tenho visto todo mundo já está correndo atrás disso, alguns rumores já citam que a Samsung, Motorola e Apple estão trabalhando duro.

Os processadores quad-core já estão presentes, temos ele em alguns tablets e smartphones, porém ainda não pegou. Ele será apresentado como novidade por várias empresas, a Intel deve entrar com força no mercado, até porque já tem uma parceria fechada com a Motorola, além disso aparelhos com 2GB de memória também ficarão bem populares, mas processadores melhores e mais memória RAM realmente NÃO me impressionam.

Outra coisa que deve ser muito explorada nesse ano será a espessura dos gadgets. Aparelhos cada vez mais finos deverão aparecer, até chegarmos ao aparelhos flexíveis que deverão virar realidade MESMO em 2013/2014, e é esse tipo de tecnologia que me fascina.

A conexão LTE/4G também deve chegar definitivamente aos aparelhos TOP de linha, porém nós brasileiros não iremos desfrutar disso, pelo menos até as operadoras começarem a oferecer um serviço decente que esteja disponível em várias regiões e por um bom preço.

Câmeras melhores também serão sempre um grande atrativo, inclusive já ouvi algumas pessoas dizendo que logo mais os celulares irão matar as câmeras compactas e realmente acredito que um dia isso poderá mesmo acontecer.

Gadgets holográficos e transparentes são incríveis, mas deverão emplacar e começar a ganhar uma pequena popularidade lá para 2013/2014, assim como as telas flexíveis.

As TVs irão ficar mais inteligentes, aliás, já estão ficando e agora com os rumores sobre uma possível iTV as concorrentes estão providenciando mais novidades. A integração com as redes sociais também irá se tornar cada vez mais presente, desde celulares até as TVs.

O usuário também deve e precisa evoluir, já passou da hora do pessoal saber que o "conjunto da obra" é mais importante do que apenas o hardware. Gadgets mais potentes irão oferecer mais velocidade, mas um sistema bem polido irá ajudar muito na experiência, o Windows Phone 7 está aí para provar isso.

Conslusão

Inovar não será fácil, mas certamente teremos boas novidades nesse ano, a velocidade deve reinar, processadores melhores, mais memória RAM, conexões 4G, tudo isso será destaque, a autonomia dos gadgets também vai evoluir e os consumidores irão exigir isso, fora que conforme os processadores vão ficando mais potentes é necessário que haja uma bateria melhor para atender as necessidades. Os sistemas deverão evoluir também e são eles quem deverão ser a verdadeira inovação, mais integração com redes sociais, acessibilidade e velocidade. É bem difícil prever o que irá acontecer, mas já temos ideia do que esperar.