A plataforma de criação de blogs WordPress é indiscutivelmente fantástica, tem um sistema simples e prático de usar, mas dependendo da maneira que for utiliza-lo, podem surgir alguns problemas pela frente. Afinal, vale ou não a pena criar um blog WordPress instalado no seu servidor, ou criar no WordPress.com?

No WordPress, existem duas maneiras de se criar um blog, uma delas é bem fácil, que é criando uma conta gratuita no site pt-br.wordpress.com, ou então, instalando uma versão da plataforma direto no seu servidor, que pode ser baixado no wordpress.org.

Contudo, cada umas dessas opções listadas tem seus prós e contras, que podem tanto ajudar ou não seu blog. Conheça um pouco dos pontos fortes e fracos das respectivas maneiras de se criar um blog utilizando WordPress.

Utilizando WordPress.com

O WordPress.com é o mais recomendado para as pessoas que apenas querem publicar suas idéias, que não querem complicações para mantê-lo, e que não querem custo algum. Entretanto, as contas gratuitas tem várias limitações, como não poder editar o template, não permitir a inclusão de plugins recentes, e também o fato de ser proibido colocar propagandas no blog. Por outro lado, temos boas vantagens, que é não se preocupar com hospedagens, domínios, atualizar sistemas, backups de dados e etc.

Utilizando WordPress.org

Esta opção é recomendada para empresas, e blogueiros profissionais, que visam ganhar dinheiro com o blog, ou até pra quem quer mais flexibilidade para poder alterar a aparência e o funcionamento do blog. Porém, esta opção exige além de alguém com mais conhecimento, um servidor de hospedagem que tenha suporte a PHP e Banco de Dados (domínios são opcionais) que deverá ser adquirido por alguma empresa de hospedagem de sites. Você irá precisar se preocupar com a instalação, problemas de servidor, atualizações de sistemas, backups e etc. Contudo, no WordPress.org você terá muito mais flexibilidade para poder mudar todo o seu blog com novos templates, plugins, e vários outros serviços que não são possíveis de ser utilizados na versão gratuita, além de poder colocar propagandas e vendas diretas de publicidade.

E você, qual sua opinião sobre os serviços do WordPress, qual se encaixa mais no seu perfil?