Nos dias atuais, especialmente com o excessivo número de brechas encontradas em serviços utilizados por milhões de pessoas, é essencial que o usuário saiba criar uma senha segura. Obviamente isso não ajudará muito se uma quadrilha ou pessoa especializada invadir o servidor da empresa, no entanto, a escolha de uma senha eficiente é o primeiro e um dos únicos passos que você pode dar para manter a integridade dos seus dados.

Pesquisadores da Universidade Americana de Beirute, no Líbano, estão trabalhando em uma maneira de tornar suas senhas ainda mais seguras contra roubos. O sistema em desenvolvimento pelos estudiosos não reconhece apenas a senha propriamente dita, porém ele também é capaz de reconhecer o padrão de digitação do usuário. Logo, caso o invasor tente utilizar o método de "força bruta" ou até mesmo consiga descubrir sua senha, ao tentar acessar a conta ela não abrirá, pois o padrão de digitação será diferente do que foi previamente identificado.

O hipotético grande problema desse eficiente sistema é que uma série de fatores externos pode alterar significativamente o ritmo da digitação de um usuário, ou seja, supondo que você machuque a mão, seu ritmo será comprometido e você não será capaz de acessar o seu computador. Pois é, eu sei que esse problema aparentemente foi pensado pela @arara_paranoica, mas infelizmente é uma possibilidade real.

Informações | Newlaunches