Infelizmente, veremos a internet de uma maneira completamente diferente caso o projeto de lei denominado SOPA (Stop Online Piracy Act) seja aprovado em fevereiro pelo Congresso americano. A proposta prevê que os grandes sites de conteúdo como Google, Facebook e Twitter, sejam diretamente responsáveis pelos conteúdos publicados ou compartilhados pelos seus usuários e determina remoção imediata caso eles sejam protegidos por direitos autorais. Além disso, empresas provedoras de acesso à internet seriam obrigadas a bloquear o acesso a sites que supostamente ofereçam conteúdo pirata.

Aqui no Portal Tech você pode ler detalhadamente sobre o projeto e como ele afetaria a internet, portanto não vou me aprofundar muito no assunto. Mas concordamos que o projeto é restritivo e também uma grande ameaça a nossa privacidade, imagina ter um simples vídeo de “lazer” removido do YouTube apenas por incluir o trecho de uma música que você goste. Por isso, hoje muitos sites estão publicando banners, alguns decidiram sair do ar, como uma forma de protesto.

Se você conhece mais sites que fazem parte do protesto e não estão nessa galeria, sinta-se a vontade para deixar suas sugestões nos comentários logo abaixo e eles também irão figurar por aqui. :D

#Update 1: Além da adição da Wired, que na minha opinião protestou da forma mais criativa até o momento, e do php.net, agora temos na lista o primeiro blog brasileiro: Juventude Alucinada.