Você com certeza já ouviu falar nela, a Web 2.0. Porém muita gente ainda não sabe o que ela é, o que forma a Web 2.0 e quando ela surgiu.

Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense "O'Reilly Media" para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo, envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação.

O conteúdo dos websites sofreu um enorme impacto com a Web 2.0, dando ao usuário a possibilidade de participar, geralmente gerando e organizando as informações. Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos usuários, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliação, ou personalização.

Na primeira geração da internet, os sites estavam disponíveis sem interação com o leitor, eles erão apenas textos, sem muitos elementos gráficos e as pessoas acessavam, liam e viam o que era de interesse e fechavam. O leitor não se comunicava com o autor ou responsável pelo site, não interagia.

Hoje, para uma página ser minimamente enquadrada na Web 2.0, ela deve fornecer experiência de conteúdo para o usuário. Este conteúdo deve ser dinâmico e aberto à participação dele, a disponibilização de comentários é um bom exemplo disto.

Na Web 2.0 há muito mais elementos gráficos, elementos para interação, não é apenas a troca de texto e ideias, é muito mais do que isso, a nova web conecta as pessoas.

Nesse vídeo você pode ter uma noção bem clara do que é a Web 2.0.