nvidia-experience-day
Ontem no NVIDIA Experience Day, que aconteceu na sede da NVIDIA em São Paulo, não tivemos apenas os lançamentos da ASUS, mas o pessoal da empresa mostrou também as últimas tecnologias em GPUs e processadores para smartphones e tablets.

Eles falaram bastante sobre a importância do PC nos games e as proporções que a plataforma está tomando a cada ano, eles acreditam que até 2015 os computadores irão ultrapassar os consoles em vendas de games. Inclusive contaram sobre as diversas vantagens que o PC tem em relação aos consoles quando estamos falando de gráficos, já que o hardware pode ser aproveitado de uma maneira mais eficiente.

Nick Stam – Diretor técnico de marketing da NVIDIA apresentou a nova geração de chips gráficos, a Kepler. As placas GTX 650 e GTX 660 completam a atual geração de GPUs da companhia. As novas placas de vídeo possuem uma tecnologia que utiliza mais núcleos (192 cores) tendo desempenho por watt duas vezes superior à geração anterior. Fizeram questão de mostrar exemplos das tecnologias de TXAA, DirectX 11, Adaptive VSync e PhysX que irão aumentar a qualidade e performance gráfica dos games.
GeForce-GTX-660
Richard Cameron, Country Manager da NVIDIA no Brasil, falou sobre os diferentes mercados, a empresa quer direcionar GPUs mais simples e baratas para aqueles consumidores que desejam ter uma placa de vídeo dedicada para o uso cotidiano de consumo e criação de conteúdos (como edição de vídeos), onde uma placa de vídeo integrada não dá conta do recado, para esse tipo de consumidores temos a linha GT - enquanto a GTX é voltada para os gamers hardcore.

Doug Stoakley, diretor de mobilidade da NVIDIA para as Américas, contou mais sobre a tecnologia no Tegra 3, processador utilizado em alguns smartphones e tablets no mercado. Algo que ele destacou bastante foi o fato do Tegra 3 ser o único processador móvel "4-Plus-1" que possui o quinto núcleo para a economia de bateria, esse quinto núcleo funciona quando o dispositivo não precisa de tanto poder de processador, como por exemplo quando estamos apenas escutando música ou com o aparelho em standby, e consome pouquíssima energia.
tegra-3-battery
Depois falou sobre as vantagens do chip da NVIDIA nos games, onde realmente ele leva muita vantagem, alguns jogos rodam em outros dispositivos Androids normalmente, mas apenas com o Tegra 3 ele mostra recursos gráficos que fazem (muita) diferença na experiência de jogabilidade.