nove-digitos
Celulares com DDD 11 terão 9 dígitos a partir de hoje. Os fixos continuam com 8 dígitos. Na região de DDD 11 encontram-se Sâo Paulo e outras 63 cidades. Segundo cálculos da Anatel, as combinações para números começados com 9, 8, 7 e 6 serão esgotadas rapidamente e é aqui que o nono dígito entra, para absorver todos os números de celular e criar novas combinações.

Menos para os números que funcionam na rede da Nextel que são considerados rádio ou SME. Quem telefonar para o número antigo será redirecionado para o novo, mas isso ocorrerá somente até 8 de agosto. O mesmo vale para SMS. Após esse dia as operadoras irão avisar o cliente que o número mudou.

"Mas e agora, vou ter editar todos os meus contatos manualmente somente para acrescentar o numero 9 antes dos telefones? #chatiado" Não, calma.

O aplicativo Nono Dígito SP faz isso pra você, usuário do Android e iPhone. Ele é um aplicativo bem útil que não duplica seus contatos e acrescenta o dígito 9 nos telefones desejados. O app também possui a opção de remover o dígito 9, se você tiver feito por engano em algum celular. Ele também reconhece se o número é Nextel ou não, já que o nono dígito não será válido para o mesmo, além disso há a opção para que os números sem DDD na agenda tenham o 9 adicionado também.

E o WhatsApp? É bem simples, basta que, após o o dia 29 (hoje) você atualize seu status para o novo número e reinstale o seu aplicativo.