IBM-5150-PCEnquanto você, que lê este blog neste momento, reclama que seu PC está lento (oi, Alessandro) saiba que a exatamente 30 anos atrás, o IBM 5150 PC, com os singelos 4.77 Mhz (!), era considerado na época o que hoje é considerado um Mac por exemplo, uma máquina poderosa, e a responsável por dar significado de "PC" para a nossa atualidade.

Vamos voltar no tempo. No longíquio ano de 1981, os computadores deixaram de fazer parte apenas do cenário dos negócios, diversas empresas surgiram com seus computadores gigantesco e monitores colossais, mas foi o IBM 5150, que na época custava em torno de U$1.565 dólares, conquistou o mercado. Com sua entrada para disquetes e uma interface para textos simples, foi extremamente aceito para os padrões da época.

O lançamento fez com que a IBM ganhasse renome de maior empresa de computadores pessoais na época, o que fez com que seu modelo fosse até mesmo copiado, e surgiram muitos clones baseados na engenharia do IBM, e praticamente tudo sobre informática girava ao redor do PC da IBM. Porém o que no passado foi uma empresa consagrade, hoje em dia não fabrica mais computadores, mas teve um grande papel para o marco do crescimento do mercado de computadores e méritos por torná-lo o que hoje chamariamos de "hype".