Faz pouco tempo que li sobre o conceito por trás da Touch Sensitive Guitar, uma guitarra que seria voltada totalmente para o aprendizado e que, ao invés de cordas no braço, contaria com uma superfície sensível ao toque. Até mesmo eu, que não tenho experiência nenhuma com instrumentos musicais, torci o nariz para esse conceito. Por mais precisa que seja, nenhuma superfície sensível ao toque é capaz de substituir a sensação de tocar um instrumento de cordas (Não é, Hannah? :P).

A gTar – desenvolvida pela statup americana Incident – também é voltada para o aprendizado, porém ela conserva uma das características mais importantes de um instrumento de cordas: as cordas. Diferente das guitarras convencionais, a gTar possui uma dock para iPhone acoplada ao seu corpo e LEDs interativos nas casas. Tudo que você tem que fazer é colocar seu iPhone lá, abrir o aplicativo, selecionar um modo e tocar.

A aplicação disponibiliza uma série de músicas pré-carregadas em três modos de dificuldade cada: fácil, médio e difícil. No modo “fácil”, os LEDs piscam mostrando as notas que devem ser tocadas no momento para acompanhar a música, mas o consumidor só precisa dedilhar as cordas corretas (até eu conseguiria). Além disso, esse modo conta com o SmartPlay, que remove o som de todas as notas erradas e permite que o consumidor veja qual parte está tocando errando.

Já no “médio”, os LEDs continuam mostrando as notas que devem ser tocadas e o SmartPlay continua ativo, porém o usuário tem que tocá-las “de verdade”.

No modo “difícil”, os LEDs também continuam lá, mas o usuário é livre para tocar onde quiser.

Além disso, a gTar contar com um modo “free”, onde a experiência é ainda mais próxima de estar tocando uma guitarra real, pois não há nenhuma sequência pré-programada e o consumidor é livre para fazer suas próprias composições.

A gTar ainda não está disponível no mercado, seus criadores já arrecadaram a quantia almejada de 100 mil dólares no Kickstarter e ainda faltam 34 dias para o projeto sair do “papel” e alcançar as prateleiras.