google

Vários sites noticiaram uma importante mudança no algoritmo do Google, que irá priorizar páginas com conteúdo original nos resultados de busca. Uma ótima notícia para os blogs que produzem conteúdo original e uma péssima para aqueles que apenas copiam.

A informação foi confirmada por Matt Cutts, engenheiro-chefe do Google, em seu blog pessoal e no blog oficial do buscador. Agora para os blogs sobreviverem terá que produzir conteúdo original.

Matt Cutts, engenheiro de Webspam do Google, explica:

My post mentioned that “we’re evaluating multiple changes that should help drive spam levels even lower, including one change that primarily affects sites that copy others’ content and sites with low levels of original content.” That change was approved at our weekly quality launch meeting last Thursday and launched earlier this week.””

(Algorithm change launched)

Traduzindo ele disse:

Já mencionei isso antes: “nós estamos fazendo algumas mudanças que poderão ajudar a diminuir o nível de spam, incluindo uma mudança que afetará diretamente sites que copiam outros conteúdos e que tenham pouco conteúdo original”. Essa mudança foi aprovada na nossa última reunião sobre qualidade e lançada no início dessa semana.

Alguns sites que noticiaram :

Segundo o IG Tecnologia :

"Como o spam na web diminuiu ao longo do tempo, a atenção agora está em sites com conteúdo superficial ou que copiam outros", diz Matt Cutts, engenheiro-chefe do Google.

Já segundo O Globo online:

A Google lançou uma alteração em seu algoritmo de buscas na web cujo efeito será elevar a classificação de sites que publiquem conteúdo original em detrimento de outros que simplesmente copiem esse conteúdo.

Com isso, esses sites originais aparecerão antes nos resultados de busca, para benefício dos internautas, que certamente preferem obter informações direto da fonte.

O Olhar Digital comentou:

A Google implementou uma censura anti-pirataria em seu buscador Web. Cumprindo com o anúncio de algumas semanas atrás, algumas palavras relacionadas ao compartilhamento de arquivos, como 'BitTorrent', 'uTorrent', 'Rapidshare' e 'Megaupload' não estão se "auto-completando" na área de digitação da palavra-chave.

Pedro Dias, um membro da equipe de Search Quality do Google, responsável pelas pesquisas disse em seu Twitter que as mudanças aqui no Brasil ainda não estão ativas, mas confirmou que em breve deverá chegar aqui.
pedrodias-google-algoritmo-tweet

É bom ficar de olho e não copiar artigos de outros blogs, o idela é produzir conteúdo original e de qualidade.