google-sedeTodo mundo sabe da grandeza do Google e do quanto eles são ricos... Uma empresa muito valiosa e que tem muito dinheiro em caixa. Tanto dinheiro que compra mais de uma empresa por semana, sério. Já foram 57 esse ano, sem contar com a aquisição da Motorola Mobility e uma porção de outras que não devem ter sido divulgadas.

Aliás eles não costumam divulgar nenhuma aquisição, muitas vezes alguns blogs conseguem saber sozinhos, normalmente quando eles compram empresas maiores. Nesse ano foram gastos US$1,4 bilhão com a compra das tais 57 empresas.

Entre uma das mais importantes está a ITA Software que possui informações de voos por US$676 milhões, o Google adquiriu a empresa e aí ela virou o Google Flight Search nos Estados Unidos. Depois várias outras empresas foram compradas, e o Google está usando elas para alguma coisa, certamente, ninguém sabe pra quê.

Aposto que a maioria das compras tem a ver com o Google+, o pessoal está investindo pesado neles. Uma coisa ou outra deve ter sido para o Android. E mais uma boa parcela deve ter ido para investimento na melhoria das pesquisas do Google ou coisas do tipo.

Acredito que esse investimento pesado em coisas que já existem deve continuar em 2012. É vantajoso para o Google comprar algo já pronto do que desenvolver algo similar. Fora que eles devem comprar e depois fazer toda uma mudança para que chegue ainda melhor para o usuário.

Quando o TechCrunch perguntou à Eric Schmidt o porquê do Google não revelar essas aquisições, ele apenas respondeu: "Por que nós não precisamos". HAHA.